Município polo da região centro-sul do Pará, no Norte do país, Altamira tem seu aeroporto como porta de entrada e saída para a região da Transamazônica. Além de importante suporte à população local, o Aeroporto de Altamira atende um grande número de passageiros, que vem aumentando significativamente com a implantação da hidrelétrica de Belo Monte, construída na bacia do Rio Xingu, próxima ao município, considerada a terceira maior usina do mundo.
1930
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1930
Um hidroavião da extinta Panair do Brasil foi a primeira aeronave a pousar em Altamira, no Pará, e levava ao município o interventor do Estado, major Magalhães Barata. Este primeiro pouso no rio Xingu aconteceu logo após a Revolução de 1930.
1940
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1940
Durante a Segunda Guerra, hidroaviões americanos pousavam no rio Xingu trazendo suprimentos para as operações de extração do látex que produziria a borracha natural para o exército aliado.
1950
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1950
Curiosidade – O primeiro aeroporto local nascia com piso de terra e uma linha aérea comercial estabelecida pela Panair do Brasil. O trajeto Belém-Manaus era feito em hidroavião bimotor, o CatalinaPBY, com 16 lugares, que aterrissava no rio Xingu, em frente à cidade.
Na mesma época, em terreno doado pela prefeitura, teve início a construção da nova pista, sob a responsabilidade da COMARA – Comissão dos Aeroportos da Bacia Amazônica, organização militar do Comando da Aeronáutica.
1960
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1960
Com o fim da Panair do Brasil, em 1964, passaram a operar neste aeroporto as empresas Cruzeiro do Sul e Paraense, com aeronaves DC-3.
1970
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1970
A pista, depois de uma reforma, foi prolongada e asfaltada para atender à demanda causada pela construção da rodovia Transamazônica. Dessa forma, o pequeno aeroporto estava apto já nos anos 1970 a receber inclusive o avião presidencial, um Boeing 737.
Um dia após o aniversário da cidade, em 7 de novembro de 1979, Altamira inaugurou seu novo aeroporto, que contava com pista asfaltada e um moderno terminal de passageiros.
1980
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1980
Em 17 de janeiro de 1980, a Infraero assumiu a administração do aeroporto de Altamira.
Em 1986 a Infraero fez uma reforma parcial na pista de pouso e decolagem no trecho central (faixa de 22 metros).
2010
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2010
Em 2011 e 2012 a Infraero recuperou e fez um reforço estrutural de toda a área de movimento de aeronaves (pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de estacionamento de aeronaves) e instalou novo balizamento noturno da pista. Estas reformas adaptaram a pista para suportar aeronaves de grande porte com peso máximo de decolagem (PMD) de 70,3 toneladas como o Boeing 737-700, que tem capacidade para transportar 144 passageiros.
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2015
O Aeroporto de Altamira movimentou em 2015, 328.460 passageiros, 11.302 aeronaves e 506.705 kg de cargas aérea e população fixa de 201 pessoas.