Com localização estratégica e privilegiada, a apenas nove quilômetros do centro de Belo Horizonte, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade está inserido no contexto urbano em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados em uma das regiões mais valorizadas da capital mineira, o bairro da Pampulha. Com atuação voltada especialmente para a aviação regional e executiva o aeroporto vem se tornando também um importante polo de manutenção de helicópteros e aeronaves executivas e comerciais de pequeno porte.
1930
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1930
As atividades do aeroporto tiveram início em 1933 e o principal objetivo era atender aos voos do Correio Aéreo Militar, na chamada Linha de São Francisco, que ligava o Rio de Janeiro a Fortaleza. O aeroporto era uma das escalas e sua denominação oficial, na época, era Destacamento de Aviação.
No início dos anos 1930, o Aeroporto da Pampulha foi considerado apto para o tráfego da aviação comercial e, em 2 de setembro de 1936, por meio da Lei n.º 76, o Governo Mineiro foi autorizado a conceder à Panair do Brasil o direito de explorar a linha entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
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1936
Em 23 de abril de 1936 é transformado em Núcleo do 4º Regimento de Aviação, com uma pista de grama com dimensões para operação com aeronaves do Correio Militar tipo Waco-Cabine, Piper e Beech-Mono.
Curiosidade – Em 23 de março de 1937, foi oficialmente inaugurada a linha comercial Rio-BH-Rio, com um avião bimotor Lockeed 10E Electra I, PP-PAS, com capacidade para dois tripulantes e seis passageir
1940
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1941
Em 1941, o aeroporto foi transferido para a Força Aérea Brasileira após a criação do Ministério da Aeronáutica. Nessa época já ficava evidente a necessidade de ampliação da pista do aeroporto.
Em 1943 a pista é ampliada e suas dimensões alteradas para 1.500 x 45 metros, passando a receber aeronaves como o Curtiss-Comander, Beechcraft, Lodstar e Catalinas.
1950
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1950
No início dos anos 1950 a pista passou a ter 1.700 metros e, em 1953 o aeroporto recebeu balizamento noturno. Posteriormente, a pista foi sendo sucessivamente ampliada de forma a receber aeronaves cada vez maiores.
Um novo terminal de passageiros foi inaugurado em 1954.
1970
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1973
O Aeroporto da Pampulha foi incorporado à Infraero em 3 de dezembro de 1973.
Em 1978, foi criada a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroportuário de Belo Horizonte – COPAER/BH para conceber e construir o novo aeroporto internacional mineiro, em Confins. A obra foi iniciada em 1979.
1980
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1984
O Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves foi inaugurado em 1984, diminuindo consideravelmente o movimento do Aeroporto da Pampulha.
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1986
Somente em 1986, com a criação dos voos diretos ao centro conhecidos como VDC, a Pampulha retoma suas atividades com demanda crescente.
1990
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1990
A partir de 1990 com a inserção de modernas aeronaves a jato ligando Belo Horizonte a outras capitais, um grande número de passageiros volta a utilizar o Aeroporto da Pampulha, atraídos por sua proximidade com o centro da capital mineira.
2000
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2002
No ano de 2002 o Aeroporto da Pampulha bateu o recorde histórico, com 3.073.976 passageiros passando pelos seus portões de embarque e desembarque, e um total de 88.737 operações de pouso e decolagens.
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2004
Em homenagem ao centenário de nascimento do grande poeta e escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, no ano de 2004 o aeroporto passou a ser oficialmente denominado Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade.
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2005
O antigo Departamento de Aviação Civil - DAC e a Infraero transferem em 2005 os voos de longa distância da Pampulha para o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves. Com isso, o Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade passou a atender as principais cidades de Minas Gerais e se firmou como um dos principais aeroportos regionais do Brasil.
2010
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2010
Na última década, a Infraero promoveu obras para melhoria das pistas, pátios e terminal de passageiros, implantou a nova torre de controle, a revitalização das subestações e taxiways, a substituição das torres de iluminação e a adequação da sala AIS (Serviço de Informação Aeronáutica).