Histórico

Considerada a capital mais arborizada do país, Goiânia tem o título de “Capital Verde do Brasil” e atrai visitantes locais e muitos vindos das demais cidades brasileiras em busca de sua ótima qualidade de vida.

O Aeroporto de Goiânia – Santa Genoveva é um dos mais movimentados do Centro-Oeste do Brasil e possui importância estratégica nas áreas comercial, de turismo ecológico e de negócios, caracterizando-se como um polo integrador da região. O grande parque de manutenção de aeronaves instalado nos hangares do aeroporto – com as diversas empresas que fazem manutenção mecânica, elétrica, hidráulica, pintura, estofamento etc. –, traz também uma boa movimentação de aviação geral.

1930

  • 1930

    O primeiro aeroporto de Goiânia, um campo modesto, com uma concepção baseada na realidade da época, foi implantado em meados da década de 1930 e localizava-se em uma área hoje denominada Setor Aeroporto, entre o Setor Campinas e o Central da cidade.

1950

  • 1955

    Envolvido pelo crescimento da malha urbana, tornou-se necessário um novo sítio aeroportuário, com infraestrutura que atendesse às aeronaves mais modernas e à crescente demanda de passageiros e cargas. Este novo local, situado na região nordeste da cidade, distante oito quilômetros do Setor Central, foi disponibilizado oficialmente 1955.

     

    Curiosidade – A origem do nome Santa Genoveva – que é também o nome do bairro onde está localizado o aeroporto – vem da homenagem que um dos doadores do terreno, o médico, farmacêutico, escritor e empresário Altamiro de Moura Pacheco prestou a sua mãe, Dona Maria Genoveva de Moura Pacheco, que levava o mesmo nome da santa.

  • 1956

    Com a construção da infraestrutura básica, constituída de uma pista de pouso de terra de 1.500 metros e uma modesta e improvisada estação de passageiros, as operações aéreas neste novo local tiveram início a partir de 1956.

1970

  • 1974

    A partir de 7 de janeiro de 1974 o aeroporto foi transferido para a Infraero, que deu início a importantes reformas como a recuperação da pista de pouso que se encontrava interditada, devido à precariedade das condições operacionais. Para esta obra, foi utilizada uma tecnologia inovadora de reforço da pavimentação asfáltica, com camadas de asfalto pré-misturado a frio, que possibilitava sua execução sem interrupção das operações das aeronaves. Foi a primeira e bem sucedida experiência com aquela nova tecnologia nos aeroportos brasileiros.

2000

  • 2000

    Nos anos 2000 o terminal de passageiros foi reformado, ampliado e recebeu novo sistema de ar-condicionado em toda a sua área.

     

2010

  • 2011

    Em 2011 foi colocada em operação a nova sala de embarque e, no ano seguinte, foi realizada a ampliação do estacionamento principal do aeroporto.

  • 2016

    Em 2016 foi inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. Com novas e modernas instalações em uma área  construída de 34,1 mil m², conta com quatro pontes de embarque e estacionamento com 971 vagas. Com essa estrutura, Goiânia poderá receber até 6,5 milhões de passageiros por ano. Em 2015, a demanda foi de 3,31 milhões de viajantes.