As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.

Histórico

Segunda maior cidade do Maranhão em população e economia, atrás apenas da capital, São Luís, Imperatriz se destaca por sua importante produção científica e vem se transformando em polo financeiro, educacional e de desenvolvimento que compreende o sul do Estado e grande parte da região próxima ao rio Tocantins, abrangendo mais de 40 municípios do seu entorno. O Aeroporto de Imperatriz – Prefeito Renato Moreira tem papel fundamental para a região por ser o único nas proximidades a receber aeronaves de porte médio com aviação regular. Os passageiros, em quantidade cada vez maior, chegam à cidade em busca do turismo de negócios, ecológico – em especial para conhecer a região das cachoeiras que conta com o Parque Nacional da Chapada das Mesas –, e muitos estudantes, devido ao número crescente de universidades locais.

1930

  • 1930

    No final da década de 1930, a cidade de Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular por meio dos hidroaviões Junker, operados pelo Sindicato Condor.

1940

  • 1940

    A partir do final da Segunda Guerra Mundial, entrou em operação o primeiro aeroporto com pista de terra, localizado na área ocupada hoje por diversos órgãos públicos como o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.

1950

  • 1950

    Em março de 1955, começou a operar neste aeroporto a companhia aérea Cruzeiro, utilizando aeronaves DC-3.

1960

  • 1960

    Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela Real - Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig (Viação Aérea Rio- Grandense) começou a operar no local, também com a aeronave DC- 3, com frequência de dois voos semanais.

    Estudos realizados a partir do final da década de 60 indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 quilômetros do centro da cidade.

1970

  • 1970

    As obras do novo aeroporto foram executadas por administração direta da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, mediante encomenda e indenização do Primeiro Comando Aéreo Regional - I COMAR, e concluídas em 25 de maio de 1973.

1980

  • 1980

    Em 3 de outubro de 1980, o aeroporto passa à jurisdição técnica, administrativa e operacional da Infraero.

2000

  • 2000

    O nome oficial – Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira foi dado em 2003 em homenagem a um político local que em sua segunda gestão na prefeitura da cidade, foi morto em uma banca de frutas de uma feira livre.

2010

  • 2010

    No início de 2011, com finalização em 2012, o terminal de passageiros passou por uma grande reforma e ampliação, aumentando sua área de 1.118 para 2.164 m².


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