Maior cidade do estado de Santa Catarina, Joinville mostra sua vocação para o turismo cultural e de negócios nos diferentes espaços criados para grandes eventos. A Festa das Flores e o consagrado Festival de Dança merecem destaque. O último, que reúne bailarinos brasileiros e estrangeiros, deu ao município o “apelido” de Cidade da Dança e levou para lá a Escola do Teatro Bolshoi. A demanda de visitantes é grande e cresce ano a ano mostrando a necessidade de um aeroporto à altura. Assim foi criado o Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola, que homenageia o político que foi cônsul geral da Bélgica em Joinville e atuou durante quatro gestões como deputado federal por Santa Catarina.
1930
-
1930
Curiosidade – O Clube de Planadores de Joinville foi fundado em 1937 e seus integrantes foram os pioneiros da aviação na cidade, criando, no ano seguinte, o Aeroclube de Joinville.
No final da década de 1930, foi construído na cidade o primeiro campo de pouso, na Estrada Guilherme, que chegou a operar aviação comercial com o avião Stinson Reliant, da empresa Aerolloyd Iguassu S.A., fazendo a rota Curitiba–Florianópolis.
1940
-
1941
Em junho de 1941 uma vistoria do Ministério da Aeronáutica no campo de pouso da Estrada Guilherme considerou o local inadequado. Em outubro, foi escolhida uma área localizada na região do Cubatão Grande, distante cerca de 15 km da cidade. Um ano mais tarde, o Aeroclube de Joinville inaugurava seu hangar em uma área próxima a cabeceira, tendo como primeira Aeronave um Piper Cub J-3 (PP-TNL).
os.
1960
-
1964
Em 1964, o Poder Executivo do município é autorizado a doar ao Ministério da Aeronáutica uma área de terras localizada na zona norte de Joinville para a construção do novo Aeroporto.
1970
-
1972
O primeiro terminal de passageiros de Joinville é inaugurado em 1972
-
1974
A Infraero passa a administrar o Aeroporto de Joinville em 1974 e várias reformas são feitas procurando atender à demanda crescente de passageiros.
1990
-
1990
A ampliação do terminal de passageiros e do pátio de manobras e a criação de uma nova sala de desembarque climatizada foram algumas das principais reformas do período realizadas pela Infraero. A década termina com a elaboração de um projeto para a construção de um novo e moderno terminal de passageiros para a cidade de Joinville.
2000
-
2001
Em 2001 ficam prontas as obras de recapeamento asfáltico da pista de pouso, táxi e stop-way. No ano seguinte, chegam os novos e modernos equipamentos que compõem a Estação Meteorológica de Superfície (EMS) automatizada
-
2002
Ainda em 2002, ocorre a transferência dos órgãos operacionais da Navegação Aérea para as novas instalações. No mesmo ano é ativada a Torre de Controle de Joinville (TWR-JV).
-
2004
O Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola é inaugurado em 8 de março de 2004
2010
-
2010
Muitas foram as reformas e melhorias realizadas no início dos anos 2010
-
2013
Em 2013 o terminal de passageiros passou por total adequação visando a acessibilidade e, em 2014, foi instalado e homologado o Sistema de Pouso Por Instrumento (ILS) e a sala de embarque foi ampliada.