As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.

Histórico

Maior cidade do estado de Santa Catarina, Joinville mostra sua vocação para o turismo cultural e de negócios nos diferentes espaços criados para grandes eventos. A Festa das Flores e o consagrado Festival de Dança merecem destaque. O último, que reúne bailarinos brasileiros e estrangeiros, deu ao município o “apelido” de Cidade da Dança e levou para lá a Escola do Teatro Bolshoi. A demanda de visitantes é grande e cresce ano a ano mostrando a necessidade de um aeroporto à altura. Assim foi criado o Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola, que homenageia o político que foi cônsul geral da Bélgica em Joinville e atuou durante quatro gestões como deputado federal por Santa Catarina.

1930

  • 1930

    Curiosidade – O Clube de Planadores de Joinville foi fundado em 1937 e seus integrantes foram os pioneiros da aviação na cidade, criando, no ano seguinte, o Aeroclube de Joinville.

     

    No final da década de 1930, foi construído na cidade o primeiro campo de pouso, na Estrada Guilherme, que chegou a operar aviação comercial com o avião Stinson Reliant, da empresa Aerolloyd Iguassu S.A., fazendo a rota Curitiba–Florianópolis.

1940

  • 1941

    Em junho de 1941 uma vistoria do Ministério da Aeronáutica no campo de pouso da Estrada Guilherme considerou o local inadequado. Em outubro, foi escolhida uma área localizada na região do Cubatão Grande, distante cerca de 15 km da cidade. Um ano mais tarde, o Aeroclube de Joinville inaugurava seu hangar em uma área próxima a cabeceira, tendo como primeira Aeronave um Piper Cub J-3 (PP-TNL).

    os.

1960

  • 1964

    Em 1964, o Poder Executivo do município é autorizado a doar ao Ministério da Aeronáutica uma área de terras localizada na zona norte de Joinville para a construção do novo Aeroporto.

1970

  • 1972

    O primeiro terminal de passageiros de Joinville é inaugurado em 1972

  • 1974

    A Infraero passa a administrar o Aeroporto de Joinville em 1974 e várias reformas são feitas procurando atender à demanda crescente de passageiros.

1990

  • 1990

    A ampliação do terminal de passageiros e do pátio de manobras e a criação de uma nova sala de desembarque climatizada foram algumas das principais reformas do período realizadas pela Infraero. A década termina com a elaboração de um projeto para a construção de um novo e moderno terminal de passageiros para a cidade de Joinville.

2000

  • 2001

    Em 2001 ficam prontas as obras de recapeamento asfáltico da pista de pouso, táxi e stop-way. No ano seguinte, chegam os novos e modernos equipamentos que compõem a Estação Meteorológica de Superfície (EMS) automatizada

  • 2002

    Ainda em 2002, ocorre a transferência dos órgãos operacionais da Navegação Aérea para as novas instalações. No mesmo ano é ativada a Torre de Controle de Joinville (TWR-JV).

  • 2004

    O Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola é inaugurado em 8 de março de 2004

2010

  • 2010

    Muitas foram as reformas e melhorias realizadas no início dos anos 2010

  • 2013

    Em 2013 o terminal de passageiros passou por total adequação visando a acessibilidade e, em 2014, foi instalado e homologado o Sistema de Pouso Por Instrumento (ILS) e a sala de embarque foi ampliada. 


FALE CONOSCO