Histórico

Capital do estado do Acre, último território a ser anexado ao país, através do Tratado de Petrópolis assinado com a Bolívia, em 1903, Rio Branco tem sua economia baseada no extrativismo e na agricultura.

Uma das maiores obras do Acre, um marco para o desenvolvimento do Estado, o Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro é um importante elo na integração regional e nacional.

Devido às grandes distâncias e dificuldades enfrentadas nos deslocamentos por acesso rodoviário para outros pontos do estado e do país e à necessidade de rapidez e segurança dos meios de transporte para os setores comercial e empresarial, o aeroporto tem grande relevância para o crescimento do estado e da sociedade acriana.

Com a futura inauguração da Zona de Processamento de Exportação – ZPE no estado do Acre, os setores de logística de carga e de serviços ganharão grande incremento e o aeroporto será estratégico nas ligações com os países andinos e com o continente asiático.

1940

  • 1940

    O primeiro aeroporto da cidade Rio Branco, denominado Aeroporto Salgado Filho, funcionou a partir da década de 1940 e atendia à aviação geral que, à época, utilizava aeronaves como o Douglas DC-3, com capacidade para aproximadamente 40 passageiros.

1970

  • 1973

    Posteriormente, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Presidente Médici, que funcionou a partir de 1973, atendendo à aviação geral e à aviação regular, ligando a região Norte a todos os grandes centros do país, utilizando geralmente aeronaves do tipo Boeing 737.

1990

  • 1990

    A área em que foi construído o Aeroporto Internacional Presidente Médici pertencia a um particular que a conseguiu de volta no final dos anos 1990.

  • 1999

    As obras foram iniciadas rapidamente e o Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro foi inaugurado em 22 de novembro de 1999, para atender ao fluxo de passageiros e cargas na região mais ocidental do Brasil. O nome é uma homenagem ao político gaúcho que viveu no Acre e, aos 27 anos, liderou a Revolução Acriana, vencendo o exército boliviano.

     

    Curiosidade – Durante a operação de migração para o atual complexo aeroportuário, o antigo Aeroporto Internacional Presidente Médici operou até as 23h59 (hora local) do dia 17 de novembro de 1999, com a decolagem de uma aeronave de linha área regular, cujo destino era a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. A aeronave, no voo de retorno, pousou já no novo aeroporto, cuja operação iniciou-se à 0h (hora local) do dia 18 de novembro de 1999.

2010

  • 2010

    A partir do início da década de 2010, o aeroporto passou por importantes reformas no pátio e nas pistas.

    Atualmente, estão em execução três obras distintas no aeroporto, uma para reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros, e uma para recuperação de pavimentos de todas as áreas de movimento, tais como pista, taxiways e pátio e, outra para recuperação da infraestrutura do sistema viário e do Pátio de Aviação Geral do Aeroporto.


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