Única capital do Nordeste que não está situada no litoral, Teresina desenvolveu-se econômica e culturalmente às margens dos rios Parnaíba e Poty. Por suas avenidas, parques e praças bastante arborizados, recebeu o apelido de “Cidade Verde”, do poeta maranhense Coelho Neto. Com grande importância estratégica por fazer a ligação entre as principais cidades da região e o norte do país, o aeroporto atende todo o estado do Piauí, boa parte do Maranhão e também o oeste do Ceará. Chamado pela população local de Santos Dumont, embora seu nome oficial seja Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella, dispõe de um painel feito em mosaico cerâmico de autoria do artista plástico Genes Celeste, em sua fachada lateral.
1960
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1967
Inaugurado em 30 de setembro de 1967, administrado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão do então Ministério da Aeronáutica, foi construído entre os rios Poty e Parnaíba, ao norte da capital piauiense.
1970
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1975
Em fevereiro de 1975, o aeroporto passou a ser administrado pela Infraero, com exceção da atividade de navegação aérea.
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1978
Nessa época, em 1978, a pista de pouso e decolagem foi ampliada de 1.800 para 2.200 metros de extensão.
1980
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1980
Curiosidade – Em 8 de julho de 1980 milhares de pessoas se dirigiram ao Aeroporto de Teresina para recepcionar o Papa João Paulo II. Tempos depois, com a implantação do radio farol –equipamento de navegação conhecido como VOR –, instalado após o ocorrido, quem visitava o local contemplava do seu mirante o equipamento, acreditando tratar-se de um monumento em homenagem à visita do Santo Pontífice ao estado.
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1983
Com o objetivo de atender aeronaves de maior porte como o Boeing 767 e o Airbus A300, o pátio de manobras do aeroporto recebeu ampliação em 1983.
1990
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1998
O aeroporto passou por pequenas reformas em 1998 e 1999, como a climatização geral, a reordenação da área comercial e a ampliação da área de check-in.
2000
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2000
Em homenagem a Petrônio Portella Nunes que foi prefeito de Teresina, deputado estadual, governador, senador, presidente do Congresso Nacional e ministro da Justiça o local recebeu o nome de Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella, em 2000.
Novas reformas foram realizadas entre 2000 e 2001, como o recapeamento completo da pista e a construção de uma moderna torre de controle.
2010
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2011
Com o intuito de proporcionar maior conforto aos usuários e à comunidade aeroportuária iniciou-se em 2011 um processo de adaptações e reformas como a instalação de módulos operacionais das salas de embarque e desembarque, a ampliação da infraestrutura dos espaços destinados ao processamento de passageiros e a colocação de uma nova esteira de restituição de bagagens. Melhorias que elevaram a capacidade do aeroporto para 2,1 milhões de passageiros atendidos por ano.