Histórico

Localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, considerada a porta brasileira do MERCOSUL, Foz do Iguaçu tem no ecoturismo uma das grandes forças do seu desenvolvimento. As belezas naturais do Parque Nacional, que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, eleitas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, atraem turistas do país e do mundo. A binacional Itaipu, hidrelétrica localizada entre Brasil e Paraguai, segunda maior produtora de energia do mundo, é outro grande atrativo da região. As compras feitas do lado paraguaio e os cassinos em solo argentino também movimentam a cidade e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu que é a porta de entrada e de ligação com outros destinos dentro e fora do país.

1930

  • 1930

    Com o objetivo de construir um campo de aviação em Foz do Iguaçu, em meados de 1933, iniciaram-se as negociações para a aquisição de um terreno apropriado. O propósito apresentado e reconhecido, além do fator estratégico, era o estabelecimento de uma linha do Correio Aéreo Militar que cobriria a região de Foz do Iguaçu e Guaíra.

    Curiosidade

    O pouso inaugural do campo de pouso foi realizado em 1935 em um aparelho de treinamento, biplano, dois lugares e totalmente descoberto, pilotado pelo Capitão Hortêncio, vindo de Campo Grande.

1970

  • 1970

    O pequeno campo de pouso com pista de terra não tinha condições de crescer ou receber aeronaves de maior porte. Era preciso inovar e logo a construção foi iniciada. Localizado na avenida das Cataratas, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foi inaugurado no início dos anos 1970, com novo terminal de passageiros, com cerca de 5 mil metros quadrados de área coberta.

    Em 1974 o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas passou à responsabilidade da Infraero.

1980

  • 1980

    Os então presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner inauguraram a hidrelétrica de Itaipu em 5 de novembro de 1982.

    Nova reforma teve início em 1986 visando a ampliação do terminal de passageiros, que em razão do turismo já se tornara saturado. Após a obra o aeroporto contava com 13.400 metros quadrados de área coberta, inaugurada em 3 de maio de 1989.

2010

  • 2010

    Em uma difícil disputa com mais de 400 atrações naturais de todo o mundo, em 25/05/2012, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

    Com o objetivo de acompanhar o crescimento da região, em março de 2012, iniciou-se nova reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas, concluída em maio de 2014, com novas salas de embarque e desembarque e modernização do terminal de passageiros e seus equipamentos.


Siga-nos

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050