Devido medidas de segurança no combate a COVID-19, recomendamos chegar ao aeroporto
com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Histórico

Considerada um dos grandes polos históricos, culturais e econômicos do estado, Parnaíba é um dos quatro municípios litorâneos do Piauí, porta de entrada para algumas das mais belas paisagens do país. Situada na bacia do Rio Parnaíba que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba – o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo –, a cidade tem no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, posicionado estrategicamente, uma excelente opção para se chegar aos Lençóis Maranhenses, no Maranhão e Camocim e Jericoacoara, no Ceará. Conhecido como Rota das Emoções, o passeio que contempla toda essa maravilha da natureza vem ganhando adeptos do Brasil e do exterior que desembarcam no aeroporto de Parnaíba para a prática do tão cobiçado ecoturismo brasileiro.

 

1970

  • 1971

    O aeroporto de Parnaíba, inspirado na arquitetura do Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, foi inaugurado em outubro de 1971, pelo então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

1980

  • 1980

    Anos 1980

    Curiosidade: o município de Parnaíba foi um grande exportador de produtos agropecuários para a Europa, cujo negócio representava uma fonte de geração de emprego e renda para cidade, chegando a ser instalados no município, os consulados da Inglaterra, França e Portugal.

2000

  • 2001

    A Infraero assume a administração do aeroporto em junho de 2004.

  • 2003

    Em julho de 2003, foi denominado como Aeroporto de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, em homenagem ao político local, ex-prefeito da cidade.

     

  • 2005

    Com intuito de tornar o aeroporto porta de entrada para os turistas estrangeiros destinados aos Lençóis Maranhenses (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), em 27 de outubro de 2005, foi habilitado para o tráfego aéreo internacional.

  • 2006

    No final de 2006 e início de 2007, o Aeroporto recebeu oito voos charters procedente de Verona, na Itália.

  • 2009

    Em 2009 foi concluída a obra de ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem, passando para 2.500 metros de comprimento por 45 metros de largura, e capacidade de suportar a operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, cuja capacidade pode chegar a 300 passageiros.

     

     

     


FALE CONOSCO