As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.

Histórico

Capital do estado de Rondônia, única no Brasil a fazer fronteira com outro país, a Bolívia, Porto Velho localiza-se à margem do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Maior capital do País em área territorial – estende-se por mais de 34 mil km² –, a cidade de Porto Velho vem recebendo grandes investimentos em infraestrutura, elevando as oportunidades de negócios e empregos oferecidos por novas empresas que chegam à região nos últimos anos, atraindo e impulsionando o setor produtivo e a criação de parques industriais.

Principal confluência de acesso ao sul do Amazonas, o Aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira é a porta de entrada para toda a região que vem se tornando importante rota para o escoamento da produção agrícola brasileira para o Pacífico.

1960

  • 1969

    Em 16 de abril de 1969, o Aeroporto Belmont, como era chamado o aeródromo local, foi inaugurado oficialmente na capital de Rondônia, Porto Velho, próximo ao centro da cidade.

1970

  • 1970

    No início dos anos 1970, o aeroporto contava uma pista de pouso e decolagem, pátios das companhias aéreas, check-in e um canteiro de obras da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – Comara.

  • 1979

    Em 1979 o Aeroporto de Porto Velho passou à administração da Infraero.

1980

  • 1983

    Visando a interiorização e o fortalecimento da Força Aérea Brasileira – FAB, na defesa das fronteiras da Amazônia, foi criada a Base Aérea de Porto Velho, em maio de 1983, e inaugurada em outubro de 1984, com apenas uma aeronave. Posteriormente, novos aviões chegaram à Base ampliando o suporte ao Exército que atua na fronteira do Brasil com a Bolívia. 

2000

  • 2002

    Com uma parceria entre o Governo Federal e Governo de Rondônia, no ano de 2002 iniciaram-se as obras do aeroporto que passou à categoria de internacional.

     

    No mesmo ano sua denominação oficial ficou Aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em homenagem ao político que lutou bravamente pela transformação de Rondônia em Estado.

2010

  • 2011

    Em 2011 foram realizadas importantes obras como a reforma do terminal de passageiros, a recuperação e adaptação das salas de embarque e desembarque, da praça de alimentação, incluindo instalação de piso, forro e revestimentos, divisória retrátil e esquadrias e a substituição das esteiras de bagagem da área de check-in, entre outras.

  • 2014

    Em 10 de novembro de 2014 inaugurou a nova Seção Contra Incêndio (SCI) com uma área construída de 5,2 mil m², sendo 651 m² somente para abrigar os carros de combate a incêndios disponíveis no aeroporto. Entre as facilidades disponíveis, estão alojamentos completos para a alocação, descanso e treinamento dos bombeiros, depósitos de equipamentos, áreas de abastecimento rápido e integração com a área de treinamento com fogo.


FALE CONOSCO