Localizado no oeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com Paso de Los Libres, na Argentina, o município de Uruguaiana é considerado o maior porto seco da América Latina, importante também por sua posição estratégica junto aos países que compõem o bloco econômico do MERCOSUL. A pecuária e a cultura do arroz, juntamente com o transporte internacional de cargas, são suas principais atividades econômicas.
O Aeroporto Internacional de Uruguaiana – Rubem Berta atua com aviação geral e militar, sem voos comerciais regulares e é a principal porta de acesso à Argentina e ao Chile, envolvendo aeronaves que transportam empresários, especialmente os do ramo de carga. O Rubem Berta é de suma importância para a fronteira oeste do Rio Grande do Sul por ser o único aeroporto capaz de realizar operações noturnas na região, caso necessário, pois é dotado dos equipamentos previstos para este tipo de operação.
1940
-
1945
No antigo campo de pouso da cidade, onde hoje está alocado o hangar da Base Aeropolicial da Fronteira (BAF), 2º Esquadrão de Aviação Aérea da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, foi inaugurado, em 1945, o Aeroporto Federal de Uruguaiana.
1950
-
1951
Em 1951, iniciaram-se as obras da nova estação de passageiros do Aeroporto de Uruguaiana.
1960
-
1965
Conforme portaria nº. 108 do Ministério da Aeronáutica, Departamento de Aviação Civil, o aeroporto foi aberto ao tráfego aéreo e ao público em 1º. De janeiro de 1965.
-
1967
Em 29 de setembro de 1967, a Lei nº 5.322, dá nova denominação ao aeródromo, passando a denominar-se Aeroporto Rubem Berta, em homenagem a um dos pioneiros da aviação comercial brasileira, primeiro funcionário da Varig e, posteriormente, seu presidente.
1970
-
1974
A partir de novembro de 1974 os aeroportos utilizados pelas aeronaves civis nacionais e estrangeiras como primeira escala, por ocasião da entrada, e como última, por ocasião da saída, do território nacional passaram à categoria de aeroporto internacional. Com a alteração, o nome do local ficou Aeroporto Internacional de Uruguaiana – Rubem Berta.
1980
-
1980
A Infraero assume a jurisdição técnica, administrativa e operacional do Aeroporto Internacional Rubem Berta, em outubro de 1980.
2010
-
2011
Foi realizado em outubro de 2011 o Curso de atendimento às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. A ação, parte da política de acessibilidade da Infraero, visa ao atendimento correto de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos funcionários do aeroporto, também foram capacitados representantes do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Ministério da Aeronáutica e profissionais da área da Saúde.