Histórico

Localizado na zona sul da capital sergipana, o Aeroporto de Aracaju – Santa Maria atende principalmente executivos e turistas em busca de negócios, de lazer e dos ótimos passeios que a região oferece. Além disso, há operações diárias de helicópteros que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas. Para todos os passageiros, um pouco da história da aviação no estado encontra-se exposta no saguão de desembarque, com um belo mural, mostra permanente de textos, documentos e reproduções fotográficas.

1950

  • 1950

    O Aeroporto de Aracaju iniciou sua história em 30 de outubro de 1952. Sua operacionalização foi efetivada em janeiro de 1958.

    Curiosidade

    Em 19 de janeiro de 1958, um bimotor Convair (CV) 440 Metropolitan, da Real, procedente de Recife, trouxe a Aracaju o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, marcando o início oficial de funcionamento do novo aeroporto.

1960

  • 1960

    Em 1961 teve início a primeira ampliação da pista de pouso e decolagem, passando dos 1.200 para 1.500 metros de comprimento. O edifício do terminal de passageiros passou de 800 para 1.200m².

1970

  • 1970

    A partir de 1975 o Aeroporto de Aracaju ficou sob a responsabilidade da Infraero que já, no ano seguinte, implantou a Seção Contra Incêndio e ampliou a pista em mais 200 metros.

1980

  • 1980

    Nos anos de 1983 e 1984 o aeroporto ganhou uma nova fachada e teve o seu terminal de passageiros ampliado para 1.800 m².

1990

  • 1990

    A pista do aeroporto foi ampliada em 1993 passando a ter 2.200 metros de comprimento.


    Em 1998 a Infraero inaugurou um novo terminal de passageiros com 10.000 m², salas de embarque e desembarque climatizadas, elevadores, escadas rolantes, sistema de TV e vigilância e sistema informativos de voos.

2010

  • 2010

    Em dezembro de 2014 foram concluídas novas obras realizadas no Aeroporto de Aracaju – Santa Maria. Os serviços incluíram várias melhorias, como o aprimoramento dos sistemas de drenagem de águas pluviais e a recuperação de telhas metálicas e da estrutura da cobertura. O mesmo processo de reforma foi executado nas duas áreas referentes aos terminais de passageiros, que receberam ainda reparos nos sistemas de ar condicionado e nas instalações elétricas.


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