Gestão de Riscos e Compliance

A Superintendência de Gestão de Risco e Compliance foi criada em 24/3/2014, por meio do Ato Normativo n.º 980/PR/2014, de 20/3/2014. Em 1º/3/2015 foram efetivadas as unidades de terceiro nível, a saber: Gerência de Compliance (RCCO) e Gerência de Gestão de Risco (RCRI), sendo que a criação da RCRI veio suprir uma lacuna funcional, a qual foi identificada pela Consultoria Falconi, no que se refere ao macroprocesso de Gerenciamento de Risco.

Atualmente, a Gerência de Riscos tem o desafio de implementar o gerenciamento de riscos em todas as atividades da Empresa, utilizando modelos técnicos, normativos e boas práticas do mercado que permitam à Infraero diagnosticar, monitorar e gerir os riscos, para que não seja surpreendida por eventos desconhecidos ou não controlados, que possam afetar desfavoravelmente a realização dos objetivos da organização.

De igual modo, a criação da Gerência de Compliance, incumbida de garantir que a Infraero cumpra as normas legais e regulamentares, bem como respeite as políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio. Essa Gerência é responsável, ainda, por assegurar que as funções dentro da organização estejam segregadas e com responsabilidades bem definidas, a fim de evitar conflitos de interesse e garantir a condução sinérgica dos interesses de todos. O Compliance tem papel de educador, atua proativamente e apoia as outras áreas na execução de seus objetivos de forma correta, em conformidade com a legislação e normativos vigentes e com base no código de ética da Empresa.

No decorrer de sua gestão, a Superintendência de Governança,  Risco e Compliance - DFRC, sigla atual, desenvolveu o, “Programa Infraero 2020 - Plano de Implantação da Gestão de Risco e Compliance de Classe Mundial”, que traz como objetivo instituir a gestão de risco e compliance com suporte profissional à melhoria da governança, garantindo a agregação de valor aos processos da Infraero e a modernização de sua gestão. O termo “Classe Mundial” preceitua que com a consolidação da implantação do Programa Infraero 2020, sua visão e meta é de estar entre as melhores empresas em soluções aeroportuárias do mundo.

O conceito de GRC diz respeito à combinação dessas áreas – Governança, Risco e Compliance – para garantir que a Empresa atue de forma eficiente e transparente, integrando as atividades, evitando erros e retrabalhos, e agindo em conformidade com as diretrizes e leis relacionadas ao seu negócio.

Integra ainda o escopo da atividade de Gestão de Risco o apoio às ações do Comitê de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações - CGSIC, definido no item 10, bem como a Gestão de Continuidade de Negócio - GCN, umas das atividades do CGSIC.

Ampliada para todos os negócios da Empresa, a GCN é um processo contínuo de gestão e governança suportado pela alta direção e que recebe recursos apropriados para garantir que os passos necessários estão sendo tomados de forma a identificar o impacto de perdas em potencial, manter estratégias e planos de recuperação viáveis e garantir a continuidade de fornecimento de produtos e serviços por intermédio de análises críticas, testes, treinamentos e manutenção.


Relatórios

ARQUIVO DOWNLOAD
Relatório Geral 2017 – Gestão de Riscos e Compliance baixar pdf (611,21 KB)
Siga-nos

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050