14/09/2017 às 16h26 em Notas

Resposta a José Luiz Datena e ao "Brasil Urgente"

      Aos responsáveis pelo programa “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes e ao apresentador José Luiz Datena:

      No propósito de cuidar de sua imagem institucional, a Infraero mantém-se informada acerca das publicações veiculadas pelos meios de comunicação que tratem de assuntos relevantes para a estatal, dentre elas as matérias que envolvam a própria Empresa e seus dirigentes.

      Em respeito aos telespectadores deste programa, cumprimos o dever de alertar que linguagem e deduções inapropriadas quando se referem à Infraero, partindo de premissas equivocadas que, sem trazer à sociedade a realidade objetiva dos fatos e informações imprescindíveis para a formação de opinião dos leitores, podem malferir o exercício da atividade jornalística ética e de alto nível.

      Assim, com o propósito de trazer à sociedade, aos responsáveis pelo programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes e ao apresentador José Luiz Datena os esclarecimentos que se fazem necessários, nos cabe expor alguns fatos:

      1- Em síntese, ao contrário do que afirmou o apresentador José Luiz Datena, o aeroporto de Viracopos não é mais administrado pela Infraero desde fevereiro de 2012;

      2- De antemão, é necessário destacar que, mesmo após as concessões de aeroportos realizadas em 2011, 2012 e 2017, a Infraero se mantém como uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo. Somente no ano de 2016, foram registrados mais de 104 milhões de embarques e desembarque de passageiros, aproximadamente 1,5 milhão de pousos e decolagens de aeronaves e 104,45 mil toneladas de carga movimentadas em seus terminais de logística.

      3- Nas pesquisas de satisfação dos usuários, realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, o Aeroporto Internacional de Curitiba/PR, operado pela Infraero, foi eleito dois anos seguidos como o melhor aeroporto do país. Inclusive, destacamos que, no relatório da agência reguladora referente ao último trimestre de 2016, três dos quatro melhores aeroportos são administrados por esta Empresa. Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, a qual pode ser facilmente acessada pela internet, 9 em cada 10 passageiros consideram os aeroportos do Brasil “bons” ou “muito bons”, lembrando que a grande maioria deles, 59 para ser mais exato – são operados e administrados pela Infraero.

      Desta forma, nota-se que as afirmações e sugestões feitas pelo apresentador José Luiz Datena no programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes acerca da Infraero não se sustentam.

      Por fim, destacamos que, no âmbito da Infraero, prestigiamos sobremaneira o exercício das liberdades de expressão e de imprensa, assim como todo direito e garantia de matriz constitucional. Todavia, é necessário destacar que tais prerrogativas não podem se sobrepor a direitos e garantias que ostentem o mesmo status, tais como a inviolabilidade da honra e da imagem. Admitir o contrário é inadmissível no Estado Democrático de Direito, pois constitui ofensa a princípios basilares da Democracia.

      Esperamos, sinceramente, que os esclarecimentos aqui prestados possam subsidiar o veículo de comunicação administrados por Vossas Senhorias nas próximas oportunidades. Se necessário for, a nossa área de assessoria de imprensa está sempre à disposição para prestar maiores informações.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil