21/02/2017 em Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola

Ações em Joinville reduzem o consumo de energia elétrica

      Em 2016, o Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) registrou redução de 4,6% no consumo de energia em relação ao acumulado de 2015. Foram consumidos durante todo o ano 1.260.591 kw, enquanto no ano anterior esse número havia sido de 1.322.591 kw.

      Entre as ações adotadas pelo Aeroporto de Joinville, destaca-se a substituição gradativa da iluminação das áreas internas (saguão, área de check-in, terminal de cargas) por luminárias LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês, Light Emitting Diode). Essa tecnologia, além de reduzir o consumo, mantem os mesmos níveis de iluminação e tem vida útil maior do que as lâmpadas tradicionais, o que reduz o custo com manutenção.

A redução de energia foi de 4,6%.


      A administração do aeroporto também implementou mudanças na gestão do sistema de iluminação do terminal de passageiros. Durante o período em que o aeroporto está fechado – entre 23h e 5h -, as luzes do terminal são reduzidas, de modo a atender apenas a demanda do período. Além disso, foram realizadas campanhas de conscientização da comunidade aeroportuária, por meio de e-mails informativos, alertando para a necessidade de redução de consumo de energia elétrica.

      Para o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, o resultado precisa ser comemorado. “Mesmo com o acréscimo de equipamentos de ar condicionado, iluminação e o próprio Sistema ELO (conectores), o consumo de energia elétrica no Aeroporto de Joinville teve redução de 4,6% em 2016. Essa redução demonstra o resultado do trabalho de conscientização e das ações de eficiência energética que estão sendo executadas no terminal”, destacou.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com.br/InfraeroBrasil