01/01/2020 em Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena

Administrado pela Infraero, passageiros apontam Afonso Pena como o segundo melhor do Brasil

O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) é o segundo melhor aeroporto do Páis na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, com nota próxima da máxima. Os dados são da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (6/2) pelo Ministério da Infraestrutura.  Para ler a íntegra da pesquisa.

O terminal curitibano conquistou nota de 4,75 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no País.

O Afonso Pena foi avaliado em 38 indicadores, sendo 37 de processos e serviços de infraestrutura aeroportuária e um de satisfação geral. Destes, 34 estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal. Além disso, o Afonso Pena apresenta as maiores notas entre todos os aeroportos avaliados na pesquisa nos seguintes itens:

qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem;

disponibilidade de transporte público para o aeroporto;

disponibilidade de tomadas e assentos na sala de embarque; 

tempo de fila na aduana e cordialidade dos funcionários da aduana;

cordialidade dos funcionários da emigração e imigração;

qualidade das instalações de estacionamento de veículos;

disponibilidade de vagas de estacionamento de veículos;

custo-benefício do estacionamento.

O superintendente do aeroporto, Antonio Pallu, avalia o resultado positivo como um conjunto de ações realizadas ao longo dos anos pela Infraero que visam sempre elevar o nível de serviços oferecidos aos passageiros. “Nenhum outro aeroporto apresenta resultados tão positivos quanto o Afonso Pena. Em 28 pesquisas, o terminal foi eleito por 16 vezes como o melhor do país, esteve 10 vezes na segunda posição, e duas vezes na terceira colocação”, destaca Pallu.

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda, entre os meses de outubro e dezembro, e contou com 24.948 entrevistas com viajantes de voos domésticos e internacionais. Desde o início da pesquisa, em 2013, o aeroporto paranaense é um dos mais premiados, tendo ficado na primeira posição por 16 vezes em premiações do setor aeroportuário.

Rede Infraero
Pela primeira vez, desde que a Pesquisa de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, todos os aeroportos da Infraero que integram o levantamento finalizaram o ano com, pelo menos, nota 4,0, nos quatro trimestres pesquisados ao longo de 2019.

Dentre os aeroportos da Infraero pesquisados, estão quatro terminais que foram leiloados em março do ano passado e transferidos, ou em processo de transferência, para operadores privados: Cuiabá (MT), Vitória (ES), Maceió (AL) e Recife (PE). Segundo o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, o resultado reflete o compromisso da empresa em realizar a transição para novos gestores com dedicação e profissionalismo, mantendo os melhores níveis na prestação de serviços aos passageiros.

“A pesquisa estimula uma competição saudável entre os aeroportos brasileiros, e tem refletido em melhores notas tanto para terminais da Infraero, como os privados. Em última análise, tem refletido em melhores serviços e infraestrutura para quem passa pelos aeroportos do País – nosso objetivo maior”, explicou Paes de Barros.

Atendimento de qualidade

O Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. Cerca de 179 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 17 mil passageiros entre embarques e desembarques.

Atualmente, seis companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Paranair, Passaredo, Azul, Gol, TwoFlex e Latam, que ligam Curitiba a diversos destinos brasileiros, como: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR) Lages (PR), além dos trechos operados pelo programa Voe Paraná e também a destinos internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai, além das conexões. 

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br 
www.twitter.com/InfraeroBrasil 
www.facebook.com/InfraeroBrasil 
www.instagram.com/InfraeroBrasil 
www.linkedin.com/company/infraero