26/09/2016 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Aeronave é batizada com nome do maestro Carlos Gomes no Aeroporto de Belém

      O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) recebeu nesta segunda-feira (26/9) a cerimônia de batismo da aeronave Carlos Gomes, da companhia Azul Linhas Aéreas, em homenagem ao maestro brasileiro. A aeronave faz a rota Campinas/Belo Horizonte/Belém.

      O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Fundação Carlos Gomes, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Prefeitura Municipal de Campinas e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-PA). A solenidade celebrou também o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27/9.

      A aeronave, um Embraer 195, foi recepcionada pelos Carros Contra Incêndio (CCIs) do aeroporto belenense, que dispararam jatos d’água sobre o avião. Na aviação civil, essa ação é conhecida como “batismo”.

      A comitiva da Fundação Carlos Gomes, vinda de Campinas (SP), foi recepcionada na sala de desembarque do aeroporto, onde o pianista e superintendente da fundação, Paulo José Campos de Melo, recebeu uma placa comemorativa. No saguão do aeroporto, foi realizada também uma apresentação do Coro Carlos Gomes, sob a regência da maestrina Maria Antônia Jimenez, executando canções do maestro.
Aeronave Carlos Gomes recebendo os jatos d'água de batismo disparados por carros contra incêndio no Aeroporto Val-de-Cans
      O maestro Carlos Gomes era natural de Campinas (SP), e passou seus últimos anos de vida em Belém, falecendo na capital paraense em 16 de setembro de 1896.

      “A cidade onde Carlos Gomes nasceu e a cidade onde ele morreu têm um interesse muito grande em promover eventos culturais sobre o maestro. É uma parceria muito saudável e eu espero que seja muito proveitosa”, pontuou Paulo José Campos de Melo.

      “É uma grande alegria realizar o batismo dessa aeronave, marcando a memória de um dos maiores compositores de ópera do Brasil. Uma merecida homenagem da cultura para o Dia Mundial do Turismo”, afirmou o superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Abibe Ferreira.

   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050