As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
07/11/2018 em Aeroporto de Altamira - Pará

Aeroporto de Altamira comemora 39 anos em operação

O Aeroporto de Altamira, no Pará (PA), completa 39 anos de funcionamento, nesta quarta-feira (7/11), consolidando-se como importante suporte à população e à economia local. Inaugurado em 1979 e administrado pela INFRAERO desde janeiro de 1980, o terminal é a porta de entrada e saída para a região da Transamazônica.

A cidade de Altamira tem entre suas principais atividades a agricultura - com a produção de arroz, cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino -, a extração de borracha e de castanha-do-Pará e a pecuária. Além disso, o município fica próximo à bacia do Rio Xingu, onde está instalada a hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior usina do mundo.

O aeroporto tem capacidade para receber até 900 mil passageiros por ano. Em 2017, registrou o movimento de 111.068 usuários, uma média de 304 pessoas por dia. Até setembro deste ano, entre embarques e desembarques, mais de 71 mil viajantes já passaram por lá. Operam em Altamira as companhias aéreas Azul e MAP, com voos, de domingo a sexta, para Belém (PA), Santarém (PA), Itaituba (PA) e Manaus, capital do Amazonas (AM).

Imagem de aeronave no pátio do Aeroporto de Altamira (PA)

O superintendente do Aeroporto de Altamira, Igor Romeu Batista de Souza, destaca o papel de integração desempenhado pelo terminal. “Ao todo, nove cidades da região do Rio Xingu/Transamazônica são atendidas: Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, que, juntas, somam quase 500 mil habitantes. Essas cidades não contam com aeroportos ou aeródromos aptos a receber voos regulares e utilizam-se do Aeroporto de Altamira para deslocamento aos grandes centros do nosso país”, disse Igor Romeu.

Comodidades
Para garantir o conforto dos usuários, o aeroporto conta com espaços comerciais de alimentação e serviços. Além disso, houve, no último ano, o aumento da área de embarque em 50m², com adequações de salas, o que trouxe mais comodidade aos passageiros que utilizam o terminal.

Folclore
Desde 2003, a cidade sedia, nos meses de junho, o Festival Folclórico de Altamira. O evento, considerado a maior festa cultural da Transamazônica, é uma competição de danças típicas da região Norte do país, como o Carimbó e o Siriá.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
(61) 3312-3917 / 3924 / 2879 / (61) 9 9981-8411

FALE CONOSCO