30/04/2018 em Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon

Aeroporto de Cuiabá tem crescimento de 125% na movimentação de cargas no 1º trimestre

O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Cuiabá-Várzea Grande/Marechal Rondon (MT) registrou, no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 125% na tonelagem movimentada em relação às cargas processadas no mesmo período de 2017. Entre janeiro e março, foram 12,8 toneladas, ante 5,7 toneladas contabilizadas nos três primeiros meses do ano passado. O destaque foi para o setor de importações, que respondeu por mais de 95% do total da movimentação.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Cuiabá, Luciano Porfírio de Oliveira Segura, destacou a importância de manter uma infraestrutura pronta para receber mais demandas, possibilitando um crescimento ainda maior no movimento operacional do setor internacional. “Observar o crescimento da nossa atividade de importação é bastante satisfatório, e estamos buscando impulsionar ainda mais os resultados por meio das visitas aos clientes, da divulgação dos serviços que oferecemos em nosso terminal alfandegado e da qualidade dos serviços prestados”, pontuou.

Os principais volumes importados a partir do Teca cuiabano são aeronaves, equipamentos de pesquisa e peças de aeronave. Na exportação, os destaques são cargas de couro de jacaré e gelatina.

“O primeiro trimestre de 2018 representou o melhor resultado na importação em volumes e tonelagem para o período desde 2015”, ressaltou o Coordenador de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto Marechal Rondon, Oéd Ferraz. “Estamos muito otimistas e com expectativa de continuar crescendo em todos os segmentos nos próximos meses, acompanhando a retomada do crescimento econômico do país”, acrescentou.

Os Terminais de Carga Nacional e Internacional possuem empilhadeiras, plataforma hidráulica, carrinhos hidráulicos, transpaleteira elétrica, câmaras frigoríficas, área destinada às cargas perigosas, uma linha de rack com balança - com capacidade de pesagem de até seis toneladas; e balança com capacidade para pesar 2,5 toneladas.


Imagem da faixada do Terminal de Logística de Carga no Aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso.

Movimentação de passageiros em alta

Além disso, o Aeroporto de Cuiabá, considerado o mais importante e movimentado aeródromo do estado, também apresentou aumento na movimentação de passageiros. Na comparação com o primeiro trimestre de 2017, o crescimento foi de 5,13%. Entre janeiro e março de 2018, foram 732.705 embarques e desembarques, ante 696.640 contabilizados no mesmo período do ano passado.

Atualmente, o terminal tem capacidade para receber 5,7 milhões de passageiros ao ano, e, somente em 2017, a movimentação no complexo foi de 2,8 milhões de viajantes, entre operações de embarques e desembarques. A movimentação média diária é de 48 voos comerciais regulares, de cinco companhias aéreas (Avianca, Azul, Gol, Latam e Asta).

Os principais destinos dos voos que partem de Cuiabá são: Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio de janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Vilhena (RO), Jí-Parana (RO), Porto Velho (RO), Belém (PA), Rondonópolis, Tangará da Serra, Juína, Juara, Sorriso e Alta Floresta (MT), Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), além das conexões.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com.br/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil