As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
05/04/2017 em Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena

Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do Brasil pela segunda vez consecutiva

      O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR), administrado pela Infraero, foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor do país pelo Prêmio Aeroportos + Brasil 2017. O terminal paranaense também foi agraciado em outras quatro categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente, Aeroporto + Cordial, Aeroporto + Confortável e Aeroporto + Limpo.

      Organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o prêmio Aeroportos + Brasil foi entregue nesta quarta-feira (5/4), na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). Além do terminal curitibano, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), foi eleito o aeroporto com mais facilidades ao passageiro.

      A escolha foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil. Foram ouvidas 55 mil pessoas ao longo do ano de 2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5%.

      As perguntas constantes da entrevista contemplam os indicadores qualitativos descritos nas nove categorias e seguem a escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 para a menor avaliação possível e 5 para a maior avaliação possível. A distribuição amostral das entrevistas considera a distribuição de passageiros prevista para os extratos de embarque e desembarque doméstico e internacional.

      Esta é a terceira edição do Prêmio Aeroportos + Brasil. Na primeira edição, em 2015, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (PE), também administrado pela Infraero, foi eleito o melhor aeroporto do país.

Imagem interna da sala de embarque de Curitiba.
   O melhor do Brasil

      Instalado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, próximo aos principais portos da região sul do país - como Paranaguá, Antonina, além de São Francisco do Sul e Itajaí, em Santa Catarina -, o Aeroporto Afonso Pena conta com 36 estabelecimentos comerciais, entre lojas e quiosques, além de 20 pontos de alimentação, uma loja Duty Free com produtos importados, escritórios de três companhias de táxi aéreo e duas salas VIP.

      Os usuários também encontram um terminal acessível, com balcões de check-in, banheiros, bebedouros, elevadores, telefones e veículos adaptados; cadeiras de rodas; ambulift e quatro stair tracs, equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

      Atualmente, cerca de 170 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 18,5 mil passageiros, número que o coloca como o 6º aeroporto mais movimentado do Brasil no ranking da Rede Infraero.

      Com capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano, o Afonso Pena, registrou mais de 6 milhões de passageiros em 2016. Cinco companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolíneas Argentinas, Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol Linhas Aéreas e Latam, que ligam Curitiba a 16 destinos brasileiros e a Buenos Aires, na Argentina.

   Investimentos e melhorias

      Para aumentar o nível de conforto e segurança, na última década, o terminal curitibano recebeu investimentos na ordem de R$ 350 milhões, que ampliaram sua capacidade de 6,9 milhões para 14,8 milhões de passageiros por ano.

      Dentre as melhorias, destacam-se: a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passou de 45 mil m² para 112 mil m²; a obra de reforma e ampliação do terminal de cargas, que passou de 12 mil m² para 17 mil m², com novas áreas para cargas vivas e restritas; a ampliação do pátio de manobras, que ganhou mais 10 posições para aeronaves, totalizando 26 posições e a reforma e ampliação do terminal de passageiros. O projeto mais recente, iniciado em outubro de 2016, compreende a construção do edifício garagem, que contará com três pavimentos e 2,4 mil vagas de estacionamento.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO