As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
09/01/2018 em Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas

Aeroporto de Foz do Iguaçu completa 45 anos

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) completa 45 anos de operações neste domingo (7/1). Privilegiado por sua localização geográfica, na Tríplice Fronteira - divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai – o terminal paranaense se consolidou como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia e do turismo no Paraná.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil. A região é conhecida pelas suas famosas quedas d’agua das Cataratas do Iguaçu e pela usina hidrelétrica de Itaipu. A Terra das Cataratas ainda oferece ao viajante a possibilidade de visitar três países em uma única viagem, além de opções de compras, gastronomia e cassinos nos países vizinhos. Juntos, todos esses atrativos fazem com que a indústria do turismo seja a principal fonte de renda do município.

Para o superintendente do aeroporto de Foz, Joacir Araújo dos Santos, é diante deste cenário de desenvolvimento econômico e de turismo local que o terminal paranaense se tornou uma das principais portas de entrada de visitantes brasileiros e estrangeiros. “O terminal é peça fundamental para sustentar essa indústria, visto que ele é responsável pela maior parte da movimentação de pessoas que chegam à cidade”, afirma Joacir.



Com capacidade para receber 2,8 milhões de passageiros/ano, o aeroporto iguaçuense registrou em 2017, 2,2 milhões de viajantes. Quatro companhias aéreas operam no terminal: Gol Linhas Aéreas, Latam, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Avianca, que ligam Foz do Iguaçu a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru.

Investimentos e melhorias
Desde novembro de 2017, a pista de pouso e decolagem do terminal paranaense passa por obras de revitalização de pavimento. Os trabalhos consistem na substituição da capa asfáltica, fresagem e recomposição em toda a extensão da pista, que conta com 2.195 m x 45m, além da pintura da sinalização horizontal. O investimento para a realização destes serviços é de R$ 10 milhões.

Além disso, a Infraero está com licitação em andamento para elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Entre os serviços previstos estão a reforma do pátio de aeronaves, construção de guarita e reforma e ampliação dos sistemas elétricos do terminal, que ainda vai receber quatro pontes de embarque e desembarque.

Os serviços preveem a expansão do terminal de passageiros - de 17 mil m² para 20 mil m². A sala de embarque será ampliada em 232%, passando de de 971 m² para 3.230m²; já a área do desembarque passará de 996 m² para 1.861 m². O espaço dos check-ins também será expandido em 86% (de 860 m² para 1.6 mil m²).

A reforma contemplará também o aumento do número de equipamentos e sistemas; além do aumento dos novos espaços comerciais, que contarão com área 168% maior do que a atual. O prazo de vigência do contrato é de 675 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço inicial.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com.br/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO