As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
19/06/2017 em Aeroporto de Goiânia - Santa Genoveva

Aeroporto de Goiânia comemora 61 anos de atividade aeroportuária

      Neste sábado (17/6), o Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO) completou 61 anos de dedicação à aviação brasileira, destes 43 sob a administração da Infraero. Além da comemoração de aniversário os passageiros, usuários e funcionários do terminal têm outro motivo para celebrar. No mês passado, o novo terminal de passageiros, completou um ano de funcionamento atendimento aos passageiros, usuários e companhias aéreas.

      As novas e modernas instalações oferecem 34,1 mil m² de terminal de passageiros, com quatro pontes de embarque, além de um novo pátio de aeronaves, sistema de pistas de taxiamento, acesso viário e estacionamento com 971 vagas, que receberam R$ 467,4 milhões em investimentos. Com essa estrutura, Goiânia pode receber até 6,5 milhões de passageiros por ano. Em 2016, a demanda foi de 3,01 milhões de viajantes. Neste ano, até abril, o aeroporto recebeu 900,5 mil passageiros e 18,4 mil pousos e decolagens.

      Além de estrutura, o aeroporto também passou a oferecer mais opções de comércio e alimentação. Entre as novidades do novo aeroporto estão a loja Dufry Shopping walk through, que aproveita o trajeto entre o canal de inspeção e o portão de embarque para oferecer artigos de viagem, bebidas, bomboniére, perfumaria, moda e eletrônicos, entre outros produtos, numa área de 418 m².

      Para quem busca alimentação, o Santa Genoveva recebeu uma loja do Bob’s, rede de fast food que se juntou à Pizza Hut, Subway, Casa do Pão de Queijo e Othello Bier na praça de alimentação do aeroporto. Outra novidade é o Delta Expresso, loja de café e conveniência, que conta com uma unidade no térreo e outra dentro da sala de embarque, que oferece ainda as lojas Companhia da Empada, Parada Café e Rei do Pão de Queijo.

Imagem do terminal de passageiros do novo Aeroporto de Goiânia visto pelo pátio de aeronaves.
   Sustentabilidade

      Outro destaque do novo Aeroporto de Goiânia é a Estação de Tratamento e Reuso (ETR) de águas pluviais e de águas cinzas. A estrutura, que integrou as obras do novo terminal de passageiros, coleta e trata águas pluviais e também águas cinzas, gerando cerca de 800 m³ de água para reuso por mês. Em sua capacidade máxima, ela pode gerar 1950 m³ mensais, o que preserva o uso de água potável e ajuda na redução de esgoto descartado.

      O funcionamento da ETR se dá pela coleta e tratamento de águas pluviais e também águas cinzas, que são os descartes gerados nas pias, bebedouros e chuveiros, que não sejam provenientes de sanitários, onde há contaminantes biológicos. No caso de água da chuva, ela é coletada pelo sistema de calhas de todo o terminal, e passam por separação de água e óleo, filtragem e desinfecção por ultravioleta. Já as águas cinzas recebem tratamento aeróbio, com aeração, sedimentação e polimento e tratamento físico-químico, que inclui floculação, sedimentação, desinfecção, filtração e desinfecção ultravioleta. Após esse processo, estas águas são utilizadas para descarga nos vasos sanitário e mictórios de todo o terminal de passageiros.

   Desenvolvimento

      O surgimento do Aeroporto de Goiânia é bem anterior a esse novo terminal. Em 1930 foi inaugurada a primeira pista, que ficava no atual Setor Aeroporto, entre os setores Campinas e o Central da capital goiana. Com aumento nas movimentações de embarque e desembarque, o terminal foi transferido, em 1956, para a região nordeste da capital, distante oito quilômetros do centro. Em 1974, o sitio aeroportuário passa a ser administrado pela Infraero.

      “A importância do aeroporto de Goiânia tem a ver com o crescimento do estado e com o posicionamento logístico de Goiás. Com o passar dos anos, houve o desenvolvimento do estado e da capital e o Santa Genoveva sempre procurou oferecer estrutura para participar desse processo. Hoje, com o novo terminal e as possibilidades logísticas, o aeroporto traz uma vantagem competitiva para Goiás e para a cidade de Goiânia, uma vez que podemos ter uma convergência que reúne passageiros, cargas e negócios num mesmo local, principalmente depois da inauguração do novo terminal”, afirma o superintendente do aeroporto, Alessandro Máximo.

Atualmente, cinco companhias aéreas atuam no terminal: Azul, Gol, Avianca, Passaredo e Latam Airlines. As rotas ligam Goiânia a destinos como Brasília (DF), Confins (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Guarulhos (SP), São Paulo (Congonhas), Campinas (SP), Navegantes (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Araguaína (TO).

   Nova gestão no Terminal de Cargas

      Em Goiânia, a Infraero está adotando um novo modelo de negócios para o segmento de soluções logísticas. Em parceria com a empresa PAC Logística e Hangaragem, por meio de contrato de concessão, o antigo terminal de passageiros será aproveitado como terminal de logística de carga. Esta nova estratégia fará a exploração e investimento nos complexos de logística de cargas, ampliando o portfólio de serviços e de logística integrada oferecidos pela Infraero ao mercado, seja para os atuais ou novos clientes, agregando valor aos negócios já explorados nos aeroportos.

   Spotter Day

      Ainda em comemoração ao aniversário, o Aeroporto de Goiânia realizará a segunda edição do Spotter Day. As inscrições começam no dia 20/6 e se encerram quando as 30 vagas disponíveis forem preenchidas. O evento será realizado no dia 30/6, das 14h às 18h00. As regras e formulário de inscrição estão disponíveis no site www.spotterdayinfraero.com.

      O evento é uma oportunidade para os amantes da fotografia e da aviação conseguirem acompanhar pousos e decolagens em áreas de acesso restrito e controlado, permitindo ângulos exclusivos para retratar as operações do Santa Genoveva.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO