08/03/2017 em Aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre

Aeroporto de Macapá recebe exposição sobre mulheres ribeirinhas

      Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP), recebe, até o dia 24/3, no saguão do terminal de passageiros, a exposição “Maré Mulher”, dos jovens fotógrafos Marcelo Loureiro e Iago Nunes. A mostra traz 30 fotos com histórias de mulheres ribeirinhas de diferentes atividades produtivas, que descobriram na natureza a fonte para o sustento de suas famílias.

      As imagens exibem a diversidade étnica, cultural e produtiva do estado, além da importância das águas e das florestas da região. As personagens retratadas, que vivem nos municípios amapaenses de Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari, vão de Irene Barreto, louceira do Carmo do Maruanum, à catraieira Eudaléia de Moraes, da comunidade de São Jorge do Rio Preto.

      A exposição Maré Mulher integra a primeira fase do projeto homônimo, cujo objetivo é o empoderamento da figura feminina por meio do resgate da autoestima, capacitação, incentivo ao empreendedorismo e apoio a projetos produtivos.

Foto de uma mulher ribeirinha em sua canoa, em pleno rio, segurando um cesto com camarões. A imagem faz parte da exposição "Maré Mulher" em exibição no Aeroporto de Macapá

      A segunda etapa da iniciativa, prevista para maio deste ano, contará, em parceria com o Sebrae/AP, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com o 1º Seminário sobre Empreendedorismo Feminino do Amapá.

      O evento terá representantes de instituições que prestam apoio ao empreendedorismo, além de casos de mulheres de sucesso, tendo como meta informar e desmistificar o universo empreendedor. O público alvo são mulheres que já iniciaram seus próprios negócios ou aquelas que ainda desejam iniciar.

      As fotos da exposição Maré Mulher também fazem parte de um calendário, que está sendo distribuído em ONGs, associações e órgãos governamentais do Amapá, com o perfil e história de cada mulher participante do projeto.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil