16/12/2016 em Aeroporto de Montes Claros - Mário Ribeiro

Aeroporto de Montes Claros completa 36 anos

      O Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG), no norte de Minas Gerais, completa, nesta sexta-feira (18/12), 36 anos de operação sob a administração da Infraero. Localizado a sete quilômetros do centro de Montes Claros, uma cidade-polo industrial, o terminal representa um importante instrumento de fomento do desenvolvimento na região.

      O aeroporto conta com área total de quase 2 milhões de m², sendo que o terminal de passageiros tem 733 m² e capacidade para 500 mil passageiros/ano, operando diariamente das 5h à 1h. Em 2016, até outubro, foram registrados 233.369 embarques e desembarques. A pista de pousos e decolagens tem 2,1 metros de comprimento por 45 metros de largura. Até outubro deste ano, foram contabilizadas 7.087 operações.

      No terminal de passageiros, os usuários contam com nove estabelecimentos, entre lanchonetes, cachaçaria, lojas de acessórios para celulares, agências de turismo, locadoras, táxis, sorveteria, além de serviços de caixas eletrônicos, localizados na área externa. O passageiro também tem à disposição cinco banheiros - masculino e feminino. Vale ressaltar que todo o terminal de passageiros conta com áreas acessíveis, como rampas para acesso ao saguão de embarque e calçadas do estacionamento e piso podotátil na área interna do terminal de passageiros, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Foto do pátio de aeronaves do Aeroporto de Montes Claros, de onde é possível ver aeronaves estacionadas e também a própria pista do aeroporto.

   Investimentos

      Nos últimos cinco anos, o aeroporto tem passado por reformas. A partir de 2011, foram realizados vários serviços, incluindo a climatização e a readequação do terminal, atendendo aos itens de acessibilidade e operacionalidade. Em 2014, foram realizadas as obras do novo estacionamento para veículos, que conta agora com 202 vagas para carros - incluindo 10 para idosos e cadeirantes - e 36 vagas para motos.

      No último dia 7 de novembro, foram iniciados os trabalhos de revitalização do pavimento da pista de pousos e decolagens, que compreende serviços de revitalização da sinalização horizontal e medição de atrito. Os serviços, que contam com investimentos na ordem de R$ 500 mil, visam a ampliar o nível de segurança operacional , e têm término previsto para o dia 21 deste mês.

      Atualmente, o terminal conta com seis voos diários da Azul Linhas Aéreas Brasileiras – com destino a Confins (MG) e conexões - e duas operações diárias da Gol para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e conexões.

   Curiosidades

      Apesar de inaugurado em 1939, pelo então governador de Minas Gerais Benedito Valadares, o aeroporto passou a fazer parte da Rede Infraero somente em 1980. A primeira empresa aérea a operar na região foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros à Belo Horizonte, Salvador e Recife, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal.

      O nome oficial de Aeroporto de Montes Claros foi alterado em 2003, passando a se chamar Mário Ribeiro em homenagem ao médico e político, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil