Notícias

Aeroporto de Navegantes encerra 2018 com recorde histórico na movimentação de passageiros

By 23 de janeiro de 2019 março 23rd, 2020 No Comments

Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) registrou, no ano de 2018, recorde na movimentação de passageiros. No período, foram contabilizados 1.908.506 passageiros, 322.741 a mais do que o registrado em 2017, resultando em um incremento de 21,45% no ano.

Imagem da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina.

Para a superintendente do terminal, Andreia Nandi, esse recorde é resultado de um somatório de fatores, como a recuperação gradual da economia brasileira para lazer e negócios e principalmente o trabalho em conjunto de todo o trade turístico. “Em janeiro de 2018 obtivemos um número recorde de 192.546 passageiros, nosso maior movimento mensal no ano, seguidos pelos meses de julho, com 175.544 e outubro com 174.828 passageiros. Ou seja, a maior movimentação ocorre nos meses de férias e festividades de outubro, demonstrando a importância da região para o turismo. No mesmo viés, e não menos importante, a região dispõe de um parque industrial muito diversificado e desenvolvido, que fomentou diversos negócios e atrações em 2018. Em dezembro iniciamos as operações diárias do voo internacional para Buenos Aires e a nova rota Foz do Iguaçu com três operações semanais, sendo que esta nova rota pode ou não se tornar regular dependendo da viabilidade econômica para a companhia aérea”, pontua Andréia.

A três quilômetros do centro da cidade e geograficamente bem localizado em relação às cidades de Penha, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau e outras, o aeroporto apresentou uma média diária de 5.289 passageiros entre embarques e desembarques e 44 operações regulares entre pousos e decolagens operadas por quatro companhias aéreas – Gol Linhas Áreas, Latam, Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas – que interligam a cidade catarinense a diversos destinos, como Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP), além do voo direto para Foz do Iguaçu (PR), operado três vezes por semana durante a alta temporada, e da frequência diária do voo para Buenos Aires que deve ser operado até fevereiro.

Alta na movimentação de cargas
O Terminal de Logística de Carga (Teca) do aeroporto catarinense também registrou alta na movimentação de volumes no ano passado. Foram 5.364,2 toneladas (t) processadas, 55,8 t a mais que o movimento aferido em 2017. O destaque ficou por conta do setor de importações, responsável por quase a totalidade de armazenamento, com 5.362,3 t. A maior parte das cargas recebidas são da indústria farmacêutica e médica.

Imagem da faixada externa do Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina.

O Teca de Navegantes é um dos principais da região Sul do Brasil e o mais movimentado dentre os terminais de carga administrados pela Infraero no estado de Santa Catarina. Conta com uma área de 104,2 mil m², sendo 4,2 mil m² referentes ao atual terminal de carga, e 100 mil m² referentes a área destinada à implantação do novo complexo logístico. A superintendente do aeroporto comemora o crescimento. “A região dispõe de um parque industrial diversificado e muito bem desenvolvido, fomentando vários negócios e promovendo o crescimento no setor”, ressalta Andréia Nandi.

O complexo logístico do Aeroporto de Navegantes passou a ser administrado, desde junho de 2018, pela empresa PAC LOG. A empresa agora é responsável pela gestão comercial, operacional e administrativa do complexo. A transferência das operações, por meio de licitação, faz parte do posicionamento estratégico da Infraero, que prevê a exploração comercial de complexos logísticos situados nos aeroportos que administra. Dessa forma, a Infraero busca permanecer alinhada às melhores práticas de mercado, mantendo a competitividade no setor e buscando todas as oportunidades possíveis para gerar valor, reduzir custos e garantir a máxima eficiência.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos

Translate »
VLibras

Instalar o VLibras