14/03/2017 em Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder

Aeroporto de Navegantes implanta Estação de Tratamento de Esgotos

      O Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC) conta, desde 2016, com uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). O projeto foi elaborado e desenvolvido pelos engenheiros da Infraero Henrique Frank dos Santos e Edson Richter, e teve investimento de aproximadamente R$ 29 mil. O custo reduzido, quando comparado a outras alternativas de mercado, é decorrente, entre outras coisas, da customização do sistema e do aproveitamento de insumos e equipamentos disponíveis.

      Por mês, a estação trata uma média de 50 m³ do esgoto gerado pelo terminal de Navegantes. “Após a conclusão da obra e o início das operações da nova estação, foram realizadas diversas análises laboratoriais periódicas do efluente, no qual foi verificado o atendimento aos parâmetros necessários para o cumprimento dos padrões de lançamento preconizados pela resolução CONAMA 430/2011 e pela Lei Estadual nº 14675/2009”, esclareceu Henrique.

Funcionários trabalham sobre área da ETE de Navegantes, cobrindo parte dela com uma lona.
      O Aeroporto de Navegantes já contava com uma ETE. Contudo, tendo em vista o aumento expressivo do número de passageiros nos últimos anos, foi necessário realizar uma restruturação do sistema de tratamento, de forma a dar atendimento aos parâmetros de lançamento de esgoto tratado definidos pela legislação ambiental vigente. Em 2016, o aeroporto registrou 1,4 milhão de embarques e desembarques.

      “Ações como esta demonstram a qualidade técnica de nossos profissionais e a importância de intercambiar conhecimento na busca de soluções ambientais”, destacou o superintendente de Meio Ambiente, Fued Abrão Junior.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil