13/11/2018 em Aeroporto de Rio Branco - Plácido de Castro

Aeroporto de Rio Branco comemora 19 anos com ações de saúde e melhorias de infraestrutura

O Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro (AC) comemora 19 anos em operação, no sábado (17/11), com ações de saúde para passageiros e funcionários do terminal. Serão oferecidos gratuitamente, na quarta-feira (14/11), testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. Haverá ainda aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas contra tétano, hepatite B, febre amarela e gripe. A iniciativa será realizada das 8h às 12h, em parceria com o SESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.

Em outra frente, o aeroporto completa mais um ano com uma série de melhorias implementadas aos viajantes. No primeiro semestre de 2018, o terminal teve sua capacidade aumentada de 1,2 milhão para 2,4 milhões de usuários por ano, com a conclusão das obras de reforma, ampliação e modernização da área do terminal, que ficou quase três vezes maior, passando de 4,6 mil m² para 12,8 mil m².

Imagem da sala de embarque e desembarque do Aeroporto de Internacional de Rio Branco, no estado do Acre.

O resultado foi o aumento no nível de conforto aos usuários, com escadas rolantes, novos elevadores e esteiras de bagagem, melhorias na acessibilidade em banheiros e fraldários, acessos de interligação ao pátio e climatização. Houve, também, a modernização dos sistemas eletrônicos de som, vigilância, detecção e alarme contra incêndio e informativo de voos. O investimento total foi de R$ 43,2 milhões.

Localizado a 18 km do centro da capital acreana, o terminal atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e de táxis aéreos. O aeroporto foi inaugurado em 1999, após a devolução da área do antigo terminal aeroportuário da cidade, sendo batizado com o nome do coronel José Plácido de Castro, político e militar brasileiro que liderou a Revolução Acreana contra o domínio da Bolívia na região.

Operam atualmente no Aeroporto de Rio Branco as empresas Gol e Latam, com voos para Brasília (DF), Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Cruzeiro do Sul (AC). Em 2017, o aeroporto recebeu 345.079 passageiros, cerca de 945 pessoas por dia. Já em 2018, até o mês de setembro, 200.184 viajantes passaram por lá.

O superintendente do aeroporto, Jailson Mendes de Araújo, afirma que a importância do terminal não se restringe apenas ao contexto comercial, mas também ao médico, ao educacional e ao turístico. Ele destaca que o Plácido de Castro recebe hoje voos vindos de localidades cujo acesso terrestre é difícil. “Além disso, o aeroporto tem seu potencial comprovado para interligações internacionais, principalmente com os países andinos, o que faz dele um importante equipamento urbano para o uso civil e estratégico para uso militar”, ressaltou.

Transporte de cargas e obras
O aeroporto conta, desde agosto, com a operação semanal da Azul Cargo. A aeronave cargueira é proveniente da cidade de Porto Velho (RO) e faz o transporte de cargas em geral. Para Jailson Mendes de Araújo, a atividade é “fundamental na dinamização de processos, considerando que o atendimento de prazos na entrega de mercadorias (cargas) no destino final é relevante para o negócio”.

Sobre outras ações previstas, o superintendente informa que estão em fase de desenvolvimento os projetos para obras de infraestrutura para melhoria do pavimento no pátio dos hangares e na Seção Contra Incêndio (SCI), além da ampliação do estacionamento de veículos.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
(61) 3312-3917 / 3924 / 2879 / (61) 9 9981-8411

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050