As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
11/05/2017 em Aeroporto de Santarém - Maestro Wilson Fonseca

Aeroporto de Santarém realiza seu primeiro Spotter Day

      Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do Spotter Day Infraero no Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA). O evento será realizado no próximo dia 26/5, de 9h30 às 15h30, com o intuito de proporcionar a fotógrafos profissionais e amadores a oportunidade de registrarem pousos e decolagens de aeronaves em pousos, além daquelas estacionadas no pátio, e do próprio terminal de passageiros.

      Esta é uma oportunidade para que os entusiastas e amantes da fotografia e da aviação consigam os melhores ângulos e tenham mais liberdade para unir as duas paixões em forma de arte. Para se inscrever, basta acessar o hotsite spotterdayinfraero.com até o dia 19/5. As inscrições são para maiores de 18 anos e se encerram quando as 20 vagas disponíveis forem preenchidas.

      Durante o período do evento, os fotógrafos vão poder acompanhar dois pousos e duas decolagens, em uma área de domínio totalmente restrito, liberado excepcionalmente para a ocasião. Para entrar em área restrita, os participantes terão instruções sobre os cuidados a serem tomados no local, para que todos atendam as normas de segurança do terminal. O encontro dos spotters acontecerá no balcão de informações da Infraero, no terminal de passageiros.

      Para o superintendente do Aeroporto de Santarém, Altemar Rodrigues Gama, esta atividade vai proporcionar uma experiência única aos participantes, além de mostrar parte da rotina do terminal. “O objetivo é poder aproximar, mesmo que por poucos momentos, a comunidade santarena do dia a dia do nosso aeroporto”, explicou Altemar.

Imagem da fachada do Aeroporto de Santarém
   Os spotters

      A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.

      O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO