27/10/2017 em Aeroporto Internacional Cruzeiro do Sul

Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul comemora 47 anos

No próximo sábado (28), o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC) completa 47 anos. Com arquitetura inspirada na cultura indígena, o terminal está localizado a 15 km do centro da cidade e recebeu mais de 80 mil de passageiros em 2016. A cidade amazônica tem no transporte aéreo sua principal ligação entre as cidades do oeste do estado e a capital. O terminal atende à aviação comercial e turística, sendo também base de apoio aos municípios vizinhos para deslocamentos em questões de atendimento médico e operações militares.

De acordo com o superintendente do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, Raphael Gaeski, o terminal tem um papel fundamental para o desenvolvimento da região além de cumprir um papel social fundamental. “O aeroporto possibilita que a região se desenvolva e cumpre uma função social de extrema importância, principalmente nos municípios circunvizinhos que só podem ser acessados por transportes aéreos ou fluviais”, ressaltou.

Com capacidade para 1,6 milhão de passageiros ao ano, o aeroporto funciona de 6h às 3h, com um intervalo de fechamento de apenas três horas. No total, entre pousos e decolagens, o terminal atende, em média, 100 voos semanais da aviação comercial e aviação geral, esta última concentrando a maioria dos movimentos registrados. Atualmente, a empresa Gol Linhas Aéreas opera voos diários, com saída de Cruzeiro do Sul com destino a Rio Branco e Manaus (AM), fazendo conexões para outros destinos.

O terminal foi inaugurado em 28 de outubro de 1970 e aberto ao tráfego público em 1976. Incialmente administrado pelo município, foi integrado à Rede Infraero em 31 de março de 1980. Em virtude da localização em área de fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB) utiliza o terminal como base para algumas operações de defesa do país, em conjunto com outros países, como Bolívia e Peru.

Aumento de passageiros
Até setembro deste ano, o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul registrou aumento no número de passageiros em comparação com o mesmo período, em 2016. O número saltou de 59.304 para 72.239 embarques e desembarques, um aumento de 17,9%.

Para Raphael Gaeski, este acréscimo na movimentação se deve ao início da operação da nova rota entre Cruzeiro do Sul e Manaus, que é operada três vezes por semana, pela Gol Linhas Aéreas. “O novo trecho começou a ser operado em março, e já demonstrou ter potencial para fomentar negócios entre os dois estados, além de permitir acesso a serviços ofertados na capital amazonense”, afirmou Gaeski.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050