04/10/2016 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont recebe mostra em homenagem ao Pai da Aviação

      O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será palco, até o próximo dia 29/10, da exposição “Santos Dumont, o Grande Brasileiro”, do designer gráfico Alexandre Valentim. Trata-se de uma homenagem lúdica ao aeronauta, esportista, inventor e pai da aviação Alberto Santos Dumont, que dá nome ao terminal carioca.

      Localizada no primeiro piso do terminal de embarque, na ligação com o Shopping Bossa Nova Mall, a mostra é baseada na técnica “design de superfície”, que consiste na elaboração de ilustrações e padronagens e conta com seis peças alusivas ao aviador: “Santos Dumont”, “14 Bis”, “Demoiselle”, “Balão 06”, “Casa”, e “Libélula”.

      O visual colorido e psicodélico chama a atenção de quem passa pelo local e contrasta com o ambiente mais clássico do aeroporto. A modelista Maria Clara Durães, de 19 anos, ficou fascinada com a técnica, a qual não conhecia. “Justamente por trabalhar com moda, esse universo de estilos, padrões e cores me atrai bastante. Além disso, é uma forma criativa e nada convencional de retratar o mundo de Santos Dumont”, comentou.



      Alexandre Valentim conta que decidiu criar esta exposição depois que começou a pesquisar sobre a vida de Santos Dumont, tornando-se grande fã da trajetória do aviador brasileiro. Para ele, ter seus trabalhos expostos no Aeroporto Santos Dumont é uma grande realização. “Poder emocionar milhares de pessoas que passam diariamente por ali e ao mesmo tempo homenagear esse grande brasileiro que deu nome ao aeroporto é duplamente gratificante. Agradeço à equipe da Comunicação da Infraero por acreditar e apoiar essa iniciativa”, disse.

Três pinturas da exposição sobre Santos Dumont no aeroporto: à esquerda, uma ilustração do 14-Bis; no centro, o retrato estilizado de Alberto Santos Dumont; e mais ao fundo, à direita, uma imagem de um zepelim atravessando os céus próximo à Torre Eiffel.   Sobre Alexandre Valentim

      Professor de Educação Artística e designer gráfico, com pós-graduação em Multimídia pela Universidade Federal Fluminense, Alexandre Valentim tem seu trabalho focado na pesquisa dos elementos gráficos semióticos da cultura brasileira (cordel, folclores, cerâmica Marajoara, desenhos indígenas, rupestres etc.) e a utilização da técnica do Design de Superfície (técnica de criação de padronagens/ilustrações).


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil