As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
04/10/2016 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont recebe mostra em homenagem ao Pai da Aviação

      O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será palco, até o próximo dia 29/10, da exposição “Santos Dumont, o Grande Brasileiro”, do designer gráfico Alexandre Valentim. Trata-se de uma homenagem lúdica ao aeronauta, esportista, inventor e pai da aviação Alberto Santos Dumont, que dá nome ao terminal carioca.

      Localizada no primeiro piso do terminal de embarque, na ligação com o Shopping Bossa Nova Mall, a mostra é baseada na técnica “design de superfície”, que consiste na elaboração de ilustrações e padronagens e conta com seis peças alusivas ao aviador: “Santos Dumont”, “14 Bis”, “Demoiselle”, “Balão 06”, “Casa”, e “Libélula”.

      O visual colorido e psicodélico chama a atenção de quem passa pelo local e contrasta com o ambiente mais clássico do aeroporto. A modelista Maria Clara Durães, de 19 anos, ficou fascinada com a técnica, a qual não conhecia. “Justamente por trabalhar com moda, esse universo de estilos, padrões e cores me atrai bastante. Além disso, é uma forma criativa e nada convencional de retratar o mundo de Santos Dumont”, comentou.



      Alexandre Valentim conta que decidiu criar esta exposição depois que começou a pesquisar sobre a vida de Santos Dumont, tornando-se grande fã da trajetória do aviador brasileiro. Para ele, ter seus trabalhos expostos no Aeroporto Santos Dumont é uma grande realização. “Poder emocionar milhares de pessoas que passam diariamente por ali e ao mesmo tempo homenagear esse grande brasileiro que deu nome ao aeroporto é duplamente gratificante. Agradeço à equipe da Comunicação da Infraero por acreditar e apoiar essa iniciativa”, disse.

Três pinturas da exposição sobre Santos Dumont no aeroporto: à esquerda, uma ilustração do 14-Bis; no centro, o retrato estilizado de Alberto Santos Dumont; e mais ao fundo, à direita, uma imagem de um zepelim atravessando os céus próximo à Torre Eiffel.   Sobre Alexandre Valentim

      Professor de Educação Artística e designer gráfico, com pós-graduação em Multimídia pela Universidade Federal Fluminense, Alexandre Valentim tem seu trabalho focado na pesquisa dos elementos gráficos semióticos da cultura brasileira (cordel, folclores, cerâmica Marajoara, desenhos indígenas, rupestres etc.) e a utilização da técnica do Design de Superfície (técnica de criação de padronagens/ilustrações).


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO