07/11/2019

Aeroportos da Infraero estão entre os mais bem avaliados do País

Mais uma vez, os aeroportos administrados pela Infraero superaram a meta estabelecida pelo Governo Federal e foram avaliados como os melhores do País. É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro do 3º trimestre deste ano, divulgada nesta quinta-feira (7/11), pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Numa escala de 1 a 5, as notas da Infraero variaram de 4,23 a 4,75. A meta do governo para os aeroportos da Infraero é de, no mínimo, nota 4,0. Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.

O destaque foi para o Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Sales (ES), eleito o melhor terminal pela terceira vez consecutiva, na categoria de até 5 milhões de passageiros por ano. O aeroporto capixaba recebeu nota 4,65, apresentando 16% dos itens com desempenho superior à meta de quatro pontos do Governo Federal e 5,5% acima da média da categoria, de 4,40.

Na mesma categoria, com 4,56 pontos, o Aeroporto de Maceió/Zumbi dos Palmares (AL), ficou em segundo lugar e foi o mais bem avaliado da Região Nordeste. Em seguida, os aeroportos de Goiânia (GO) e Manaus (AM) conquistaram a terceira (4,54) e quarta (4,53) posição no ranking, respectivamente.

Entre os aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de viajantes por ano, o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR), ficou em segundo lugar, com 4,75. O aeroporto foi o único, entre 20 aeroportos participantes da pesquisa, que recebeu nota máxima a um dos quesitos. O conceito foi atribuído ao Indicador de Satisfação do Passageiro por Processos, que avalia os serviços de infraestrutura aeroportuária, como Conforto Térmico do Aeroporto, Disponibilidade de Tomadas, e Limpeza dos Sanitários.

Desde a primeira coleta de opinião, em 2013, o terminal paranaense tem se consolidado como um dos mais bem avaliados do Brasil. Nesses seis anos de pesquisa, o Aeroporto Afonso Pena ficou na primeira posição em 15 levantamentos.

A Infraero também teve boas avaliações nos aeroportos da rede com maior movimentação de passageiros: Santos Dumont (4,44), Recife (4,34), e Congonhas (4,36).

Pesquisa de Satisfação

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda., entre os meses de julho e setembro, e realizou mais de 25 mil entrevistas. A sondagem avaliou a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. No total, são avaliados 20 aeroportos com maior movimentação no país. Juntos, eles respondem por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br 
www.facebook.com/InfraeroAeroportos 
www.instagram.com/InfraeroAeroportos 
www.linkedin.com/company/infraero 
www.twitter.com/Infraero