As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
14/02/2019 em Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena

Afonso Pena é eleito aeroporto com mais serviços aos passageiros

O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) recebeu a melhor pontuação na categoria Aeroporto com mais Serviços ao Passageiro. É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, divulgada nesta quarta-feira (13/2), em Brasília (DF), pelo Ministério da Infraestrutura.

A sondagem atribuiu ao terminal curitibano nota de 4,75, em uma escala onde a pontuação máxima é 5, e a média da categoria foi 4,34. A pesquisa avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no país.

“Esse reconhecimento demonstra a eficiência, dedicação, profissionalismo e o comprometimento de todos na prestação de serviços e no atendimento de qualidade ao passageiro”, afirma Antonio Pallu, superintendente do Afonso Pena.

O Aeroporto de Curitiba foi avaliado por 38 indicadores, sendo 37 de processos e um de satisfação geral. Destes, 30 (78,94%) estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal. Ainda dentro desses números, o Afonso Pena tem as maiores notas entre todos os participantes para:
- Tempo de fila da aduana (4,97),
- Cordialidade dos funcionários da aduana (4,93),
- Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,91),
- Velocidade da restituição de bagagem (4,76) e
- Tempo de fila na imigração (4,69).

Na Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, o Afonso Pena é historicamente um dos mais premiados, tendo ficado na primeira posição por diversas vezes, desde o início da pesquisa, em 2013. Em 2018, o terminal foi eleito o melhor do país no primeiro e segundo trimestre. Este ano, a diferença para Viracopos (SP), que ficou em primeiro, foi de apenas um centésimo.

De acordo com a presidente da Infraero, Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos, que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, Martha ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede.

“O fato de todos os aeroportos da Rede Infraero na pesquisa da SAC terem recebido avaliações gerais entre “bom” e “muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo, preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.

Ainda segundo a presidente, Martha Seillier, o prêmio tem desafiado o setor aéreo. “Desde que foi criado, todos os aeroportos do País têm corrido atrás para atingir melhores indicadores, para receber melhor seus passageiros, seus usuários, as companhias aéreas. A inclusão de novas categorias a partir do ano que vem são, também, um estímulo para seguirmos trabalhando em buscas de resultados ainda mais expressivos”.

Atendimento de qualidade
O Aeroporto Internacional Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. Cerca de 179 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 17 mil passageiros entre embarques e desembarques, número que o coloca como um dos mais movimentados do Brasil.

O Afonso Pena registrou quase 6,3 milhões de passageiros no ano de 2018. Atualmente, 06 companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Paranair, Avianca, Azul, Gol e Latam, que ligam Curitiba a diversos destinos brasileiros, como: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR) e também a destinos internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai, além das conexões.


Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
www.linkedin.com/company/infraero

FALE CONOSCO