26/09/2016 em Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena

Afonso Pena recebe apresentação de grupo ucraniano

      Os passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais - Afonso Pena (PR) no último sábado (24/9) foram recepcionados com uma apresentação cultural do grupo folclórico ucraniano Soloveiko. O grupo, composto por 40 crianças e adolescentes, apresentou diversas músicas tradicionais na sala de restituição de bagagem do desembarque doméstico.

      Quem pôde conferir aprovou a iniciativa. “É muito gostoso chegar ao aeroporto e presenciar crianças lindas assim dançando música ucraniana”, comentou Débora Letícia Batista, passageira proveniente de Piracicaba, São Paulo.

      Em setembro, este é o terceiro grupo a recepcionar os passageiros que desembarcam no Afonso Pena com apresentações culturais típicas da região. Em 10/9, o grupo Cuore D’Itália fez as honras da casa; em 17/9, foi a vez do grupo polonês Wawel. Essa ação é uma parceria estabelecida entre Infraero e Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, com o objetivo de divulgar a cultura local e trazer entretenimento aos passageiros e usuários do aeroporto.

      “Nós da Secretaria de Cultura agradecemos imensamente a todos os grupos folclóricos e a Infraero, que nos apoia para que possamos trazer a cultura são joseense para dentro do aeroporto. Nosso folclore foi muito bem compartilhado com centenas de passageiros que assistiram, neste mês de setembro, as apresentações de dança de diferentes etnias do município de São José dos Pinhais," comentou Juliano Carlos da Silva Pinto, chefe da Divisão de Dramaturgia e Música.

      A próxima ação cultural prevista no Afonso Pena será no mês de outubro, com a exposição dos bonecos gigantes em homenagem ao mês das crianças.

Apresentação do grupo Soloveiko. No trecho fotografado, alguns garotos se ajoelham no aguardo de um círculo de garotas que fazem ciranda entre si.

   Grupo Soloveiko

      O Soloveiko é um grupo folclórico de descendentes de ucranianos da colônia Marcelino, localizada em São José dos Pinhais. O grupo foi criado em 1994, com o objetivo de manter vivas as tradições. Soloveiko tem como tradução Rouxinol, um pássaro muito comum nas terras da Ucrânia, que possui um belo e alegre canto.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050