18/01/2017 em Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre

Aniversário do Aeroporto do Recife é comemorado com mannequin challenge e muitas histórias

      Com muita bagagem e histórias, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (PE) completa 59 anos nesta quarta-feira (18/1). Para comemorar a data, a Infraero, em parceria com o projeto social Movimento Pró-Criança, preparou uma espécie de mannequin challenge para surpreender os passageiros que desembarcarão no terminal, por volta das 11h, no dia do seu aniversário. Serão 12 jovens com idades entre 12 e 17 anos que estarão “congelados” no local, e, ao tocar o frevo, começarão a coreografia e vão interagir com os passageiros. A coreografia “Frevo Manequim” foi criada pelo professor de dança, Junior Ramalho.

      O terminal recifense é considerado o terceiro melhor aeroporto do Brasil e o décimo melhor da América do Sul, de acordo com o ranking 2016 da Skytrax - empresa de consultoria do Reino Unido, que analisa o mercado de aviação mundial.

      Administrado pela Infraero desde 7 de janeiro de 1974, o aeroporto já foi palco de muitos fatos curiosos e até mesmo emocionantes, que vão desde a visita do Papa João Paulo II, em 1980; passando pela chegada do grupo juvenil porto-riquenho “Menudos” em 1985; a chegada da seleção brasileira, quando esta foi tetracampeã em 1994; até a mais recente recepção - quando a aeronave de pesquisas ambientais da Agência Espacial Americana (Nasa) fez dois pousos técnicos - entre agosto e setembro de 2016, para reabastecimento e manutenção preventiva da aeronave.

      Ao longo dos anos, o terminal recebeu uma série de melhorias, como obras na pista e no pátio de aeronaves, a construção de um edifício-garagem, além do novo terminal de passageiros, inaugurado em 2006, tornando-se o aeroporto com o maior número de destinos do Nordeste e do Norte do país, além de ter uma das maiores pistas de pousos e decolagens do Brasil, com 3.007 metros de comprimento por 45 metros de largura.

Imagem aérea do Aeroporto do Recife, em que se pode ver o terminal inteiro e também o pátio de aeronaves e a pista de pousos e decolagens ao fundo.

      No total, nove companhias aéreas operam no terminal: Avianca, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gol, Latam, Cabo Verde Airlines, Copa Airlines, Condor, Meridiana e TAP. O aeroporto liga Recife a 50 destinos nacionais e a nove internacionais, chegando a uma média diária de 156 voos regulares, entre pousos e decolagens. Para atender a toda essa demanda, o terminal funciona 24h, com capacidade para atender a 16,5 milhões de passageiros ao ano. Somente em 2016 passaram pelo local quase 7 milhões de viajantes.

      De acordo com o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva, o terminal representa mais do que um simples portão de entrada e saída de passageiros. “É a vitrine da capital pernambucana que se constitui hoje como um núcleo de negócios, além de estar consolidado como o centro de conexões do Nordeste. Dentro dessa visão, é motivo de orgulho para os pernambucanos e para os mais de 6 mil empregados que fazem o Guararapes funcionar diariamente”, enfatiza.

   Social

      Os funcionários do Guararapes também ajudam no projeto social da Infraero “Decolando na Arte da Vida”. A iniciativa auxilia jovens e adolescentes, de 15 a 21 anos, em condição de vulnerabilidade social ou expostos ao trabalho infantil, a se capacitarem e ingressarem no mercado de trabalho. A ação conta com a colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco (MTE/PE), da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios e do Movimento Pró-Criança. Desde sua criação em 2002 o projeto já capacitou e/ou inseriu no mercado de trabalho, mais de 1500 jovens.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil