As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
06/05/2019 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Belém ganha novo voo direto para Manaus

Nesta segunda-feira (6/5), os passageiros do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) passam a contar com um novo voo diário da Azul Linhas Aéreas para Manaus (AM). Operado por um Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros, a conexão direta para o estado amazonense terá saídas programadas de Belém às 6h30, de segunda a sábado, e às 7h40 aos domingos, com duração de aproximadamente 2h10. Para marcar o início das operações, a Infraero vai realizar o tradicional batismo de aeronave com jatos d’água dos caminhões de combate a incêndio da equipe de bombeiros do aeroporto, que acontecerá logo depois do pouso em Belém às 12h.

De acordo com o superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, o novo voo possibilitará aos passageiros conexões domésticas para Macapá (AP), Marabá (PA), Recife (PE), Carajás (PA) e Altamira (PA), além da conexão internacional para Miami (Fort Lauderdale) via Belém. “Estamos muito felizes com mais uma conquista. A chegada desta nova frequência da Azul demonstra a credibilidade do aeroporto na infraestrutura disponível, seja na área operacional ou no atendimento aos nossos passageiros”, destacou.

Fiscal de pátio taxiando aeronave logo após o pouso da mesma no Aeroporto Internacional de Belém. A aeronave está recebendo jatos d´água.

Outra novidade é a retomada da terceira frequência semanal da Tap para Lisboa, Portugal, que entrará em operação a partir do dia 7 de junho. “O incremento nas atividades operacionais de Val-de-Cans é favorecido pela parceria entre a Infraero, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e todo o trade turístico do município. O trabalho conjunto leva em conta a disponibilidade de infraestrutura existente no aeroporto e o empenho da Setur na prospecção junto às empresas aéreas, gerando atrativos para a entrada de novos voos no mercado paraense”, afirmou.

Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, em março, o terminal paraense recebeu 264 mil viajantes, o que representa um incremento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2018, que contabilizou 257 pessoas transportadas. No acumulando do ano, a alta registrada é de 5,5% com mais de 863 mil operações de embarques e desembarques realizados. O resultado coloca o Aeroporto Internacional de Belém em 1º lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do Pará e de toda região Norte, além de ser o 5º da Rede Infraero.

Diariamente operam em Val-de-Cans uma média de 100 voos comerciais regulares, de sete companhias aéreas - Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.

Pesquisa

Na pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério da Infraestrutura no primeiro trimestre de 2019, o Aeroporto Internacional de Belém reafirmou seu compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento ao usuário. Segundo o levantamento, o terminal da capital paraense recebeu nota 4,13 no quesito satisfação geral, atingindo a meta de 4,0, estabelecida pelo Governo Federal.

Dos 38 indicadores avaliados pelos passageiros, 25 (65,7%) estão acima da meta de 4 pontos. Ainda dentro desses números, o terminal conta com 15 indicadores superiores à média da categoria (4,34) com destaque, entre outros, para cordialidade e prestatividade dos funcionários no check in (4,75); tempo de fila no check in (4,74); disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,59); velocidade na restituição de bagagem (4,42); e limpeza geral (4,26). “Os dados mostram o resultado do trabalho da Infraero para promover a evolução contínua dos serviços prestados em Val-de-Cans”, pontuou Fábio.

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