30/10/2018 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Campanha Livro Viajante destaca literatura infanto-juvenil paraense

O Aeroporto Internacional de Belém promove, de 29/10 a 5/11, a Campanha Livro Viajante, que tem como objetivo estimular o hábito de leitura. A iniciativa chega a sua 6ª edição, destacando os autores paraenses que se dedicam a literatura infanto-juvenil. Afinal, é na infância que o hábito da leitura irá despertar o senso crítico, a imaginação, sentimentos e sensações que facilitarão o processo de aprendizagem e de comunicação.

Mais de dois mil livros identificados com o selo da campanha estarão à disposição dos passageiros, podendo ser encontrados no saguão e sala de embarque. Abrilhantando a campanha, cinco escritores paraenses irão participar de uma tarde de autógrafos, e ao mesmo tempo, doar essas publicações às pessoas interessadas, entre os dias 29/10 e 05/11. Ao todo serão autografados mais de 500 livros.

As obras disponibilizadas pelos escritores paraenses com foco no público infanto-juvenil são: “As Casas”, do autor e ilustrador de sonhos e poesias, Maciste Costa; “Onde a canção foi parar ?”, um audiobook escrito por Leonardo e Guto Risuenho, um musical que relata o dia em que as notas musicais se separaram e decidiram que não deveriam mais se apresentar juntas; “Gaspar Vianna - O Legado de um Herói”, feito por uma dupla de paraenses reconhecida internacionalmente - Joe Bennett, que há vinte anos desenha super-heróis como Homem Aranha, Homem de Ferro, Batman, para editoras norte-americanas, e Ruy José, autor, roteirista e arte-finalizador que possui trabalhos publicados em revistas da DC Comics e Marvel Comics, há mais de dez anos; “Hq’s do Lucas - Um Jeito Diferente de Falar do Autismo”, revista em quadrinhos com historinhas inspiradas em situações reais vivenciadas no cotidiano do autor e ilustrador Lucas Quaresma; “Contos de Natal”, do escritor Walcyr Monteiro, em que percebemos o quanto o Espírito Natalino pode se manifestar nas situações as mais diversas e às vezes improváveis.

Diversos livros sobre uma mesa com uma placa informando sobre tarde de autógrafos da campanha Livro Viajante 2018 e logomarca da Infraero

O superintendente do Aeroporto Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, lembra que uma viajem aérea e uma boa leitura são vivências que se complementam perfeitamente. “Ao disponibilizar livros aos passageiros e incentivá-los a devolvê-los no ponto de destino, a cultura e a arte acabam transitando com a velocidade dos aviões em nosso território e até mesmo para fora do país, já que a campanha também atinge os passageiros de voos internacionais”, pontuou. “Disponibilizar o espaço para autores locais serve como um grande incentivo para que nossa cultura possa embalar viagens, inspirar boas experiências e aguçar sentidos. Com a campanha Livro Viajante, voa-se nas asas das aeronaves e também nas asas da imaginação”, acrescentou.

A campanha Livro Viajante é mundialmente conhecida; surgiu a partir do BookCrossing, conceito que nasceu nos Estados Unidos em 2004 e pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, leiam e voltem a liberá-lo. Em Val-de-Cans, a campanha tem parceria da Imprensa Oficial do Estado do Pará, por meio do projeto “Livro Solidário”, que doou 600 exemplares para essa edição.

SERVIÇO
Tarde de autógrafos dos autores paraenses
Data: 29/10 a 05/11
Horário: 13h às 15h30
Local: Mezanino do terminal de passageiros

Agenda:
Dia 31/10 - “ Onde a canção foi parar?”, autores: Leonardo e Guto Risuenho
Dia 01/11 -“ Gaspar Vianna- O Legado de um Herói”, autores: Ruy José e Joe Bennett
Dia 05/11 - “ Contos de Natal”, autor: Walcyr Monteiro

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
(61) 3312-3917 / 3924 / 2879 / (61) 9 9981-8411

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050