As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
18/10/2016 em Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre

Exposição em Congonhas mostra funcionamento de sistemas do controle do espaço aéreo

      A partir desta terça-feira (18/10), os usuários do Aeroporto de Congonhas poderão experimentar a sensação de estar em uma torre de controle. Até o dia 24/10, um estande com equipamentos e sistemas de controle do espaço e do tráfego aéreo organizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV-SP) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP), com apoio da Infraero, estará disponível no saguão central do terminal de passageiros, aberto à visitação gratuita das 6h às 20h.

      A mostra comemora o Mês da Asa e também o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23/10. Uma das atrações da mostra será a demonstração do novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitario), software utilizado para a visualização e monitoramento do tráfego aéreo, instalado na torre de aproximação de São Paulo (APP-SP) em maio deste ano.

Foto dos equipamentos utilizados para o sistema Sagitario, com várias telas, computadores e comunicadores. O aparato está disposto em estande no Aeroporto de Congonhas.

      O Sagitario tem novas funcionalidades, como emissão de alertas e relatórios, e proporciona ao controlador de tráfego aéreo maior segurança no desempenho das tarefas. O visitante pode ainda acompanhar ao vivo o áudio dos diálogos entre a torre e aeronaves e receber folhetos de divulgação e publicações, além de assistir a vídeos sobre o cotidiano da aviação.

      “Esta é uma oportunidade de mostrar à população civil o nível de segurança operacional dos voos, principalmente na torre de aproximação de São Paulo, que concentra três dos maiores aeroportos do país – Congonhas, Guarulhos e Viracopos. O visitante pode ver como funciona a segurança, a separação entre as aeronaves, a aproximação, entendendo como são operadas as aerovias”, pontuou o comandante do IV Comando Aéreo Regional (IV Comar), major-brigadeiro-do-ar Luís Roberto do Carmo Lourenço.

      “O estande permite ao visitante ainda conhecer o trabalho da torre de controle e da torre de aproximação, conversando pessoalmente e recebendo explicações de nossos próprios controladores de tráfego aéreo”, acrescentou o chefe do SRPV-SP, coronel-aviador Eduardo Wanderley Mano Sanches.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO