24/01/2019 em Aeroporto de Goiânia - Santa Genoveva

Goiânia encerra 2018 com alta de 4% na movimentação de passageiros e crescimento de aeronaves

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), encerrou 2018 com alta na movimentação de passageiros. Passaram por lá, entre operações de embarques e desembarques, mais de 3,21 milhões de viajantes, crescimento de aproximadamente 4% em relação a 2017, quando foram contabilizados 3,08 milhões de passageiros no terminal goiano. A movimentação de aeronaves, no período, também apresentou crescimento. Foram 66.853 pousos e decolagens no ano passado, número 11,74% superior ao ano de 2017.

Imagem interna do saguão de embarque e desembarque do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, no Goiás.

O superintendente do aeroporto, Antonio Erivaldo Sales, atribui a alta na movimentação de viajantes à reclassificação da resistência do pavimento da pista de pouso e decolagem (PCN) do Aeroporto de Goiânia. “A nova reclassificação, efetivada em janeiro de 2018, permitiu que todas as aeronaves decolem com sua capacidade de passageiros completa. Além das questões técnicas, é válido ressaltar que o aquecimento da economia no estado de Goiás também favoreceu a opção dos viajantes pelo transporte aéreo”.

Inaugurado em maio de 2016, o novo terminal de passageiros da aviação comercial em Goiânia possui infraestrutura completa para garantir a operacionalidade do aeroporto, com dez posições de estacionamento no pátio de aeronaves, sendo quatro em pontes de embarque, 12 portões de acesso aos passageiros que partem ou chegam à capital, ampla praça de alimentação, elevadores e escadas rolantes, além de facilidades aos usuários como a nova estrutura de internet sem fio, 568 pontos de energia para carga de eletroeletrônicos e, também, um completo mix comercial.

Com capacidade de atendimento de 6,5 milhões de passageiros por ano, atualmente, cinco companhias aéreas atuam no terminal: Azul, Gol, Avianca, Passaredo e Latam. As rotas ligam Goiânia a destinos como Brasília (DF), Confins (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Guarulhos (SP), São Paulo (Congonhas), Campinas (SP), Navegantes (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Araguaína (TO).


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050