09/05/2019 em Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira

Infraero conclui obras de revitalização da pista no Aeroporto de Imperatriz

A Infraero entregou, nesta quinta-feira (9/5), as obras de revitalização do pavimento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA). Os serviços, que receberam investimentos na ordem de R$ 30 milhões, foram executados em um ano, e cobriram gradualmente a reforma de toda a pista, que tem 1.798 metros de comprimento por 45 metros de largura.

Durante a cerimônia de entrega das obras, a presidente da Infraero, Martha Seillier, ressaltou o compromisso da empresa na recuperação da pista do terminal maranhense. “Anteriormente, por causa das condições da pista, quando tínhamos chuvas intensas neste aeroporto, muitas vezes os voos eram afetados. Agora, entregamos uma obra essencial, que confere segurança e operacionalidade sem interrupções ao aeroporto, estimulando cada vez mais o desenvolvimento da infraestrutura da região”, pontuou.

As obras foram iniciadas em 2 de abril de 2018 e envolveram serviços como a reforma do pavimento asfáltico da pista de pousos e decolagens, bem como da pista de taxiamento A e stopway; construção da pista de taxiamento B, aumentando o suporte e melhorando o espaço de rolagem das aeronaves; além da implantação do sistema de controle e monitoramento dos Sistemas de Auxílios à Navegação Aérea e acostamento da pista de pousos e decolagens, assim como nas de taxiamentos A e B.

Além disso, as intervenções incluíram a sinalização horizontal e vertical das áreas compreendidas pela pista, assim como a substituição do balizamento luminoso para voos noturnos. “Trouxemos um sistema de balizamento de LED, que permite economizar energia, além disso, traz redundância, ou seja, não teremos falhas nesse sistema de iluminação”, garantiu a presidente da empresa.

Superintendente do Aeroporto de Imperatriz, Manoel de Brito ressaltou que com o fim das obras, outras rotas poderão surgir sob demanda e, assim, mais viajantes deverão embarcar e desembarcar a partir da cidade maranhense. “As melhorias na pista trazem mais de qualidade para o atendimento aos passageiros pelo operador aeroportuário, que agora dispõe de uma infraestrutura ainda mais segura”, afirmou.

A cerimônia também contou com as presenças do secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, do prefeito de Imperatriz, Francisco de Assis Andrade Ramos, além do assessor da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Paulo Henrique Possas.

O aeroporto

Localizado a cinco quilômetros do centro, o terminal maranhense conta hoje com cinco voos comerciais regulares com destino a Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE) e Guarulhos (SP), operados pelas companhias aéreas Azul e Latam. Para o período de férias escolares, em julho, já está confirmada a rota da Azul para Campinas (SP) com periodicidade de três vezes na semana.

Com capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros ao ano, em 2018 o Aeroporto de Imperatriz registrou mais de 280 mil viajantes entre embarques e desembarques.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/Infraero
www.facebook.com/InfraeroAeroportos
www.instagram.com/InfraeroAeroportos
www.linkedin.com/company/infraero

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050