03/05/2019 em Aeroporto de Uberlândia - Ten. Cel. Aviador César Bombonato

Infraero conclui obras na pista do Aeroporto de Uberlândia

Na ocasião, também foram anunciadas novas melhorias para o terminal mineiro

A presidente da Infraero, Martha Seillier, juntamente com o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, entregou, nesta sexta-feira (3/5), as obras de revitalização da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG). Foram R$ 8,7 milhões investidos para recapeamento total do pavimento, correção parcial da geometria, recuperação das condições funcionais da pista e a implantação de grooving.

“Anteriormente, em condições de chuva severa, as operações do aeroporto eram interrompidas, e com a importante obra de recuperação do asfalto do aeroporto, não teremos mais essa restrição. Além disso, o tipo de aeronave que vai poder operar aqui é maior. Então, hoje nós entregamos a Uberlândia uma pista de pouso segura, moderna e em condições de operar aeronaves ainda maiores”, disse a presidente da Infraero, Martha Seillier.

Durante a cerimônia de entrega das obras, a gestora também anunciou a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto mineiro. “Sabemos que é um terminal que precisa ser ampliado. Já licitamos essa ampliação e esperamos assinar essa Ordem de Serviço agora ainda nesse mês de maio. Com isso, ampliaremos o terminal de passageiros em 70%. A área de desembarque duplicará de tamanho, com mais uma esteira de restituição de bagagens; a área de embarque também crescerá, assim como o espaço de balcões de check-in, e as áreas comerciais para refeição e compras dos nossos passageiros. Um terminal mais moderno, mais amplo, condizente com o desenvolvimento de uma região tão importante para o país”, afirmou.

A presidente citou ainda que a segurança do passageiro é uma "prioridade inquestionável" da empresa. "Por isso, entregamos a obra da pista antes mesmo de fazer a obra de reforma e ampliação desse terminal. Em primeiro lugar, as questões operacionais e de segurança. Depois as questões de conforto. Não que elas sejam menos importantes, mas em primeiro lugar as vidas, e depois todo o conforto que pudermos proporcionar aos passageiros", concluiu.

Para o superintendente do Aeroporto de Uberlândia, Gessilney da Paz Gomes, a conclusão da obra agrega ainda mais o conforto aos passageiros e companhias aéreas. “Com o aperfeiçoamento de nossa condição operacional, vamos oferecer um aeroporto ainda mais seguro, bem como atenuar a possibilidade de interdição de pista em caso de condições meteorológicas adversas, já que o escoamento da água também foi aprimorado”, ressalta.

Com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros ao ano, o Aeroporto de Uberlândia recebe, em média, 42 voos diários por meio das quatro empresas aéreas: Azul, Gol, Latam e Passaredo, com rotas para Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), além de Porto Seguro (BA) e Recife (PE), nos finais de semana. Somente em 2018, passaram pelo aeroporto mais de 1 milhão de pessoas.

Terminal de Cargas

O secretário nacional de Aviação Civil do ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, afirmou que o Triângulo Mineiro tem extrema importância no âmbito do programa da aviação regional do governo federal. Nesse sentido, ele explicou que as operações de cargas também estão no foco do Executivo Federal. “A região do Triângulo Mineiro é muito conhecida pela questão logística, e existe um processo que está sendo regularizado, do Terminal de Logística de Carga do Aeroporto de Uberlândia, e em breve nós teremos notícias para a efetiva implantação desse terminal logístico”, disse. “Lembrando que hoje muitas cargas vêm no porão das aeronaves, então quanto mais a gente aumenta a operação de passageiros nesse aeroporto, nós também aumentamos a oferta e a disponibilidade da carga aérea nessa região”, acrescentou.

Comodidade

Desde outubro de 2018, os passageiros contam com uma sala de embarque mais ampla e confortável no terminal do Triângulo Mineiro. O local passou de 272 m² para 570 m², aumentando também a área de inspeção de passageiros. Com as melhorias, o aeroporto também ganhou em capacidade de fluxo de passageiros na área de embarque, passando de 300 para 600 usuários. O terminal também ganhou mais um portão de embarque, totalizando cinco unidades. Os investimentos para realizar essas melhorias somaram R$ 110 mil. Novas cadeiras, estilo longarina, também foram instaladas na sala, aumentando a disponibilidade de assentos em 66%.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/Infraero
www.facebook.com/InfraeroAeroportos/
www.instagram.com/InfraeroAeroportos/
www.linkedin.com/company/infraero/