19/03/2018 em Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola

Infraero dá sequência à limpeza do rio Iririú-Guaçu, em Joinville

Na última quarta-feira (14/3), a Infraero, juntamente com o Corpo de Bombeiros Voluntários e com o Coletivo Ação de Limpeza de Mangues, Praias e Rios de Joinville, realizou um novo mutirão de limpeza em uma área de 300 metros do rio Iririú-Guaçu. A área passa próximo à pista de pouso e decolagens do Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC).

Desta vez, a limpeza foi realizada em dois turnos: manhã e tarde, devido à baixa da maré. Além de barcos para a retirada do lixo encontrado, mais de dez pessoas estiveram engajadas na ação. No total foram recolhidos 458 calçados, 435 pedaços de isopor; 10 capacetes; 90 garrafas PET; 107 vidros; 41 bombonas de plástico, 1 tubo de TV e plásticos diversos, roupas, bolas, mochilas, porta de frigobar e metais.

Imagem do lixo retirado do Rio Iririú-Guaçu, em Joinville, pelos funcionários da Infraero com ajuda de voluntários.

Segundo o engenheiro ambiental da Infraero, Thiago Olante Casagrande, a retirada periódica destes resíduos é de grande importância, visto que o lixo é trazido diariamente pela maré. "Apesar de não ocorrerem grandes descartes de resíduos diretamente no rio, o material é trazido na enchente da maré vinda da Baía da Babitonga e acaba ficando preso na vegetação do manguezal, nas margens e no fundo do rio”, explicou.

“A nossa intenção é realizar sempre que possível estas atividades, que contribuem para a preservação do meio ambiente”, ressaltou Rones Rubens Heidemann, superintendente do Aeroporto de Joinville.

Itens descartados

Na primeira etapa do mutirão de limpeza, que integrou a campanha Semana Lixo Zero, ocorrida em outubro do ano passado, quase uma tonelada de resíduos foi retirada no mesmo percurso. O maior volume foi de material plástico, como garrafas e sacos, restos de televisores, calçados, brinquedos e garrafas de vidro.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com.br/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050