03/01/2020 em Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco

Infraero entrega obras em pátio e pista do Aeroporto de Uberaba

A Infraero entregou na manhã desta sexta-feira (3/1), as obras no pátio e pista do Aeroporto de Uberaba/Mário de Almeida Franco, localizado no triângulo mineiro. Os investimentos, que somados totalizam R$ 9 milhões, garantem a manutenção da qualidade e dos níveis de segurança das operações no terminal mineiro, atendendo à legislação aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, falou sobre a importância da obra. “Esse investimento é fundamental do ponto de vista da segurança operacional e vai garantir uma sobrevida de 20 anos para a pista”, disse. Paes de Barros também destacou o impacto positivo do investimento para a valorização dos ativos da Infraero a serem concedidos para a iniciativa privada. “Essa é uma ação da Infraero, sob orientação da Secretaria de Aviação Civil e do Ministério da Infraestrutura, no sentido de fazer intervenções cirúrgicas, com investimento mínimo, para valorizar esse ativo na hora em que for entrar no leilão para compor, com outros aeroportos, a roda de concessões.” O Aeroporto de Uberaba está na última rodada de concessões, prevista para ocorrer em 2022.

O diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Brigadeiro André Luiz Fonseca, fez uma breve apresentação com informações técnicas da obra. Ele também enfatizou o compromisso da Empresa em entregar as obras dentro do prazo. “Nada melhor do que começar o ano entregando uma das obras prometidas para este ano”, disse.

Para o ministro-substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, foi uma satisfação estar em Uberaba para fazer a primeira de um total de 52 obras públicas do atual governo com entrega programada para 2020. “Nós assumimos o protagonismo e, para que exista protagonismo, precisamos de planejamento e disciplina. Estamos colocando em prática tudo o que foi planejado ao longo de 2018”, disse.

Marcelo Sampaio também destacou a competência da Infraero na condução dos serviços no pátio e pista e enfatizou o empenho do governo em incentivar a aviação regional. “Esperamos, nos próximos anos, ampliar o número de cidades atendidas com aviação regional de 140 para 200 cidades, saindo dos 120 milhões de passageiros atendidos hoje anualmente para 200 milhões de passageiros”, completou.

As obras

A obra no pátio de aeronaves do aeroporto foi realizada pela Orcon Engenharia e Perfurações Eireli e concluída no último dia 14 de dezembro de 2019, pelo menos 20 dias antes do prazo previsto para o encerramento do contrato. Entre os serviços executados estão a reforma das juntas de dilatação das placas de concreto rígido do pátio de aeronaves, o fechamento de mais de 160 metros de trincas que aparecem nas placas asfálticas devido ao uso, bem como o tratamento de áreas contendo fragmentos de placas de concreto rígido.

Na pista de pousos e decolagens, as obras começaram em setembro de 2018, com o trabalho incansável dos técnicos da Transvias Construções e Terraplanagem Ltda e o acompanhamento da equipe de engenheiros da Infraero atuando no local. O serviço incluiu medição de atrito e macrotextura, recapeamento completo da pista e a reconstrução das placas de concreto das cabeceiras 17 e 35. Com os resultados alcançados, o pavimento ganha uma vida útil de 20 anos e passa a contar com melhorias na drenagem e níveis adequados de atrito.

Para realização dos serviços, a pista foi interditada de segunda a sábado, das 6h às 13h15, sem impactos aos voos regulares, visto que foi realizada em horários contrários às operações de pousos e decolagens na pista.

O terminal

Sob o comando da Infraero desde 1980, o Aeroporto de Uberaba tem recebido modernizações em seu sistema operacional, de pista, administrativo e de segurança. Sua localização privilegiada, a apenas três quilômetros do centro da cidade, facilita a chegada de moradores e visitantes que pretendem conhecer Uberaba e cidades vizinhas.

Atualmente, o terminal conta com duas companhias aéreas em operações: a Azul, que liga o município ao Aeroporto de Confins (MG), e a Passaredo, que passou a operar no terminal em outubro de 2019, fazendo a ligação com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em 2019, o aeroporto mineiro movimentou 88.991 passageiros, 20% a mais do que no ano anterior.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com.br/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil
www.linkedin.com/company/infraero