10/01/2017 em Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes

Kamélia desembarca em Manaus e abre o Carnaval 2017

      Personagem-símbolo do Carnaval manauara, a Kamélia desembarcou no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) no último sábado (7/1), abrindo oficialmente o Carnaval da capital em 2017. O evento, que contou com o apoio da Infraero, teve a presença de integrantes da escola de samba Império da Kamélia e do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que entregou a chave da cidade à personagem.

      A recepção também foi feita ao ritmo de samba e marchinhas carnavalescas, animando o saguão de desembarque do terminal de passageiros 1. Após receber das mãos do prefeito a chave da cidade, a boneca seguiu em carreata para a sede do Clube Olímpico, casa oficial da personagem e responsável pela continuidade da tradicional festa de inauguração do Carnaval de Manaus.

       Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, a entrega simbólica da chave à Kamélia é uma tradição, além de ser o pontapé para a folia na cidade. “Mantive a tradição e fiz a entrega da chave da cidade à Kamélia, símbolo máximo do nosso Carnaval. Nós consideramos a Kamélia patrimônio cultural e do povo de Manaus”, disse.

      Para o superintendente do Aeroporto de Manaus, Abibe Ferreira, é uma honra para o terminal manauara participar de uma festa tradicional como a abertura do Carnaval da cidade. “Estamos honrados em mais uma vez sermos palco da chegada da Kamélia. Há anos esse evento acontece e é muito bonito ver o aeroporto lotado de entusiastas dos festejos”, destacou.

Foto de representantes locais de Manaus junto à grande boneca Kamélia, uma negra com adereços típicos. Na fotografia, estão o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o superintendente do Aeroporto de Manaus, Abibe Ferreira, e a Rainha do Carnaval de Manaus.
   Sobre a Kamélia

      No ano de 2015, a personagem Kamélia foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas por meio de lei de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva. Antes, em 2013, o então vereador Arlindo Jr. foi autor da lei municipal que postulou a chegada da grande boneca como a abertura oficial do Carnaval de Manaus.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil