21/09/2018 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Mostra artística marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência em Val-de-Cans

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data, o Aeroporto Internacional de Belém (PA) recebe a mostra “Pro Teu Olhar”, cujo objetivo é chamar atenção da sociedade para a participação integral das pessoas com deficiência de maneira igualitária e sem preconceitos.

Produzida pelos alunos com deficiência intelectual e/ou autismo da Unidade Educacional Especializada Profª Yolanda Martins e Silva, a ação contará com apresentação de música, dança e exposição de telas, representando as várias linguagens trabalhadas na instituição.

Imagem da exposição “Pro Teu Olhar”, realizada no saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Belém, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A exposição traz a mistura de cores, formas e desenhos feitos em mosaicos com EVA (etileno acetato de vinila) sobre telas de variados tamanhos. Cada aluno escolheu o desenho que lhe representa, construindo um contorno colorido de acordo com sua imaginação. O trabalho faz alusão às obras de do artista pernambucano Romero Britto, pintor, escultor e serígrafo que usa cores vibrantes e traços bem marcados com obras que transmitem alegria.

Haverá também apresentação de dança em cadeira de rodas e dança em grupo, com coreografias contemporâneas e próprias da região amazônica. Na música, a banda Revolução Nuclear apresentará um repertório autoral de Rock, feitas pelos próprios alunos.

Para completar, a mostra “Pro Teu Olhar” também contará com uma oficina de material reciclado conduzida por alunos do curso de Engelharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A ação conta também com participação dos membros da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência/OAB-PA, com orientação ao público.

Aeroporto Acessível
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, tem algum tipo de deficiência. No Pará, são 1,8 milhão.

Para essa parcela expressiva de brasileiros, a Infraero conta com aeroportos modernos e acessíveis, como é o caso do Val-de-Cans. São 34 balcões de check-in adaptados; quatro ônibus para transporte interno de passageiros, dotados de sistema de piso baixo para embarque e desembarque; oito elevadores com sinalização em braile; nove banheiros acessíveis.

Além disso dispõe de ambulâncias; cadeiras de rodas; telefones públicos acessíveis; piso tátil no saguão central; rampas de acesso; vagas de veículos reservadas e sinalizadas, bem como profissionais capacitados para atendimentos em Linguagem Libras e um balcão de Informações totalmente adaptado.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
(61) 3312-3917 / 3924 / 2879 / (61) 9 9981-8411

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050