As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
13/11/2018 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Movimento em Val-de-Cans supera expectativas em outubro

O Aeroporto Internacional de Belém (PA) encerrou o mês de outubro com alta na movimentação de passageiros e aeronaves. Ao todo, foram mais de 303 mil viajantes registrados, o que representa um crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2017, quando 271 mil pessoas utilizaram o terminal belenense.

No comparativo, o movimento internacional de passageiros apresentou incremento de 17,5%, transportando 12,2 mil passageiros. Já o fluxo doméstico, cresceu 11,5%, somando quase 291 mil viajantes. A evolução destes números ainda pode ser percebida na circulação de aeronaves, que teve um acréscimo de 6% com mais de 3,3 mil operações de pousos e decolagens computadas em outubro.

Imagem de passageiros desembarcando pelo finger na pista de pouso de decolagem do Aeroporto Internacional de Belém, no estado do Pará.

De acordo com o superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, este aumento é o reflexo do número de turistas que desembarcaram em Belém para participar da maior festa religiosa do mundo, o Círio de Nazaré, celebrado dia 14/10. “Os dados de outubro superaram todas as expectativas previstas, que eram 295 mil viajantes e 2,09 mil voos”, afirmou.

O superintendente explica também que desde maio de 2018 estão sendo registrados acréscimos em todos os meses comparados ao ano anterior, o que levou o terminal a receber a quantidade de 2,8 milhões de passageiros até outubro deste ano, volume 5,7% superior ao movimento alcançado de janeiro a outubro de 2017. “A oferta de novos voos da TAP e o início das operações da Avianca no Estado do Pará também favoreceram para este cenário positivo e a nossa expectativa é que os números se mantenham, levando o Aeroporto de Belém a ultrapassar a movimentação atingida em 2017”, ressaltou.

O Aeroporto Internacional de Belém tem capacidade para receber 7,7 milhões de passageiros por ano, em 2017, mais de 3,3 milhões de pessoas passaram pelo terminal, entre embarques e desembarques. O número coloca o aeroporto como o mais movimentado da região Norte em quantidade de passageiros transportados, ocupando a 5º colocação do ranking da Rede INFRAERO.

A média diária é de 100 voos entre pousos e decolagens comerciais regulares, de sete companhias aéreas (Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP). As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Congonhas e Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
(61) 3312-3917 / 3924 / 2879 / (61) 9 9981-8411

FALE CONOSCO