02/04/2018 em Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

Novo Aeroporto de Vitória: Infraero abre instalações amplas e modernas aos passageiros e empresas aéreas

A Infraero abriu o novo Aeroporto de Vitória/Eurico Aguiar Salles para a população à zero hora do dia 30/3, quando os passageiros e usuários começaram contar com um moderno e espaçoso terminal de passageiros. A primeira operação novas instalações foi a partida do voo 3129 da Latam para Congonhas, às 5h45 da manhã. Já o primeiro desembarque ocorreu às 7h50 com o voo 1386 da Gol, procedente de Congonhas.

As instalações foram inauguradas no dia 29/3, em solenidade com o presidente da República, Michel Temer, que destacou o empenho do Governo Federal no discurso de inauguração com diversas autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de representantes das bancadas e outros convidados.

"O diálogo que nós mantivemos com os representantes, senadores, deputados, com o governo do Espírito Santo, é que nos permitiu chegar até aqui a essa data em um dia maravilhoso. Pudemos aterrissar, ver a paisagem maravilhosa aqui do estado, dizer que estamos agora caminhando na segunda pista, que vai trazer mais progresso e desenvolvimento ao Espírito Santo", disse o presidente Michel Temer.

Já a abertura ao público ocorreu um dia depois e o primeiro passageiro a utilizar as novas instalações foi o engenheiro Severo José Gomes. Residente em São Paulo, ele estava viajando para aproveitar o feriado da Semana Santa com a família. “Cheguei cedo para evitar sustos. O Aeroporto ficou bom e está bem dimensionado para o movimento de Vitória”, avaliou o viajante, que foi recebido pelo superintendente do aeroporto, Afrânio Mar, que desejou boas vindas em nome da Infraero.



O novo Aeroporto de Vitória oferece o que há de mais moderno em infraestrutura aeroportuária para quem chega ou parte do Espírito Santo por via aérea. Ao todo, foram 33 meses de obras, com um fluxo de trabalho que alcançou 1,8 mil operários e R$ 559,4 milhões investidos pela empresa. Com um terminal quase cinco vezes maior e capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano, os viajantes e companhias aéreas terão suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local.

Para atender a essa projeção, a Infraero construiu um terminal de passageiros com 29,5 mil m², 71 pontos comerciais, 12 banheiros públicos, oito elevadores, sendo dois panorâmicos, três escadas rolantes, 31 balcões de check-in e cinco esteiras de restituição de bagagem. Todas as instalações seguem as normas de acessibilidade, garantindo o melhor atendimento aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

“A Infraero entrega ao Espírito Santo um novo aeroporto, capaz de receber mais voos a partir de uma infraestrutura maior e mais moderna. Além disso, essas obras foram executadas pelo mesmo consórcio que ampliou o Aeroporto Internacional de Curitiba, que atualmente é o melhor do Brasil. Com esse pano de fundo, garantimos a quem chega ou parte da capital capixaba que a Infraero oferecerá um dos melhores aeroportos em atividade no País”, avalia o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.



Na área de operações de aeronaves, a Infraero passa a oferecer agora um novo sistema de pistas e pátios, com uma nova pista de pouso e decolagem 2.058m x 45m, ligada ao novo pátio de aeronaves de 67,1 mil m² por dez pistas de taxiamento, capazes de atender aeronaves de código 4D, como o Boeing 767-200. Esse sistema contará com um balizamento noturno com lâmpadas de LED, que são mais duráveis e exigem menos gastos com manutenção.

Acesso
A chegada de veículos ao novo Aeroporto de Vitória será apenas pela Avenida Adalberto Simão Nader, que passou por diversos ajustes para atender à demanda da capital capixaba. “O novo acesso viário foi projetado para o aeroporto absorver todo o tráfego de veículos destinados ao terminal. Isso reduz as interferências sobre as vias dos bairros vizinhos. Além de uma avenida com quatro pistas no acesso ao terminal, o sistema terá infraestrutura de drenagem, iluminação, sinalização, ciclovia e proteção vegetal, além de interligar as avenidas Dante Michelini e Fernando Ferrari”, explica o superintendente de Engenharia, Adelcio Guimarães Filho.

Quem chegar pelo novo acesso de carro ou táxi encontrará um acesso viário com quatro faixas, além de uma ciclovia própria. No aeroporto, os usuários de veículos terão um estacionamento com 1,7 mil vagas para carros, além de 10 vagas para ônibus de turismo e um bicicletário.

Em caso de dúvidas, a Infraero orienta aos passageiros e usuários que entrem no site da Infraero ou acesse os perfis oficiais da empresa no Facebook, Twitter e Instagram. As companhias aéreas que operam em Vitória também estão orientadas a esclarecer seus passageiros sobre o início das operações no novo terminal de passageiros.

Sustentabilidade
Um dos principais exemplos de sustentabilidade na Rede Infraero, o novo Aeroporto de Vitória reúne algumas das melhores práticas adotadas pela estatal.

Um dos destaques é a recuperação da restinga das praias dos municípios de Vitória e Aracruz, desenvolvida entre a Infraero em parceria com o consórcio Jota Ele/Exxa/Basalto e secretarias Municipais de Meio Ambiente. A iniciativa consiste na limpeza, sinalização, cercamento, enriquecimento e plantio de vegetação de restinga, visando ampliar e recuperar as áreas litorâneas de ambos os municípios.

“Estão sendo recuperados 16,8 hectares nas praias do município de Vitória, 15,5 hectares no município de Aracruz e 12,1 hectares dentro do sítio aeroportuário, de acordo com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) aprovado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF)”, afirma Guimarães.

Outra boa prática adotada pela Infraero é o melhor aproveitamento da água por meio do sistema da Estação de Tratamento na nova Seção Contra Incêndio, além da captação de água da chuva na cobertura do terminal de passageiros. Com esses dois sistemas, o novo aeroporto terá condição de captar e tratar 650 m³ de água, que serão utilizadas nos testes dos caminhões de combate a incêndio e banheiros.

Atendimento e lojas
Para garantir uma boa experiência aos passageiros que vão chegar e partir do novo Aeroporto de Vitória, a Infraero abriu o novo terminal com 33 lojas em funcionamento, sendo 14 do segmento de alimentação, dez de varejo e nove de serviços, como locadoras de veículos.

As demais lojas estão com processos de licitação em fase final e em até 60 dias elas deverão estar em funcionamento, oferecendo o máximo de opções no novo mix comercial aos viajantes que embarcam ou desembarcam no novo aeroporto.

A estimativa da Infraero é que o novo Aeroporto de Vitória gere em torno de 300 empregos apenas nos estabelecimentos comerciais. O antigo terminal, por sua vez, empregava cem pessoas em seu mix comercial.

Em outra linha de atendimento, a Infraero está reforçando seu efetivo orgânico e terceirizado para garantir o perfeito funcionamento das novas instalações e a melhor orientação aos usuários. “A empresa está remanejando empregados de outras localidades, dentro de seu Programa Especial de Adequação de Efetivo (PEAE). Com isso, a quantidade de empregados da Infraero passará de 197 para 223, além de reforço nas equipes terceirizadas de limpeza, manutenção e segurança patrimonial”, explica o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar.

Operações internacionais
O novo Aeroporto de Vitória terá condições de receber de voos internacionais. O projeto entregue pela Infraero conta com áreas para a instalação de escritórios e equipamento para as atividades da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

A oferta de voos internacionais passa a depender agora da demanda local e do interesse das empresas aéreas nessas operações. A Infraero pode trabalhar com as companhias aéreas, órgãos públicos e de fomento ao turismo e negócios para que as atividades de alfândega, controle de imigração e vigilâncias sanitária e agropecuária sejam estendidas aos passageiros, uma vez que o aeroporto já conta com experiência em operações internacionais para cargas.

Terminal antigo
O antigo terminal de passageiros seguirá em funcionamento, mas apenas para atender as aviações geral (off-shore, aviação executiva e taxi aéreo), militar e operações de carga aérea. As áreas passarão por adequações de layout para o novo perfil operacional. “Esses ajustes não causarão qualquer interferência nas operações que envolvem helicópteros, jatos executivos e atividades de logística de carga”, afirma o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar.

A última operação comercial regular do antigo terminal foi às 23h28 do dia 29/3, quando o voo 2524 da Azul chegou à Vitória vindo de Confins (MG).

Mais investimentos
Outras duas obras da Infraero para atender ao novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória já foram concluídas. Uma delas é a nova torre de controle, onde R$ 16 milhões foram investidos no projeto, que tem 34 metros de altura e 1,4 mil m² de área total de trabalho, e abriga todos os serviços de navegação aérea (controle de tráfego, meteorologia, informações e telecomunicações aeronáuticas). A torre antiga tinha 17 metros e 388,2 m² de área total de trabalho.

O outro investimento, de R$ 9,9 milhões, é a nova Seção de Combate a Incêndio (SCI), agora com 2,6 mil m², quase quatro vezes a anterior, que contava com 691,7 m². Com essa nova estrutura, a Infraero aprimorou a segurança das operações, com espaço para oito caminhões de combate a incêndio, além da nova localização, permitindo um deslocamento mais ágil em caso de emergência aeronáutica.

Ficha técnica – Novo Aeroporto de Vitória

 

 

Atual

Novo

Área do terminal de passageiros

6,2 mil m²

29,5 mil m²

Posições para aeronaves

5 no pátio, sem ponte de embarque

11 sendo 6 em pontes de embarque e 5 remotas

Pista de pouso e decolagem

1 de 1.750 m de comprimento por 45 m de largura

2 (1 de 1.750 m de comprimento por 45 m de largura; e outra de 2.058 m de comprimento por 45 m de largura)

Capacidade de passageiros/ano

3,3 milhões

8,4 milhões

Pontos comerciais

35

71

Banheiros públicos

4

12

Estacionamento

592

1700

Elevadores

0

8

Escadas rolantes

0

3

Balcões de check-in

25

31

Esteiras de restituição de bagagem

2

5

Pátio de aeronaves

44,4 mil m²

67,1 mil m²

Quantidade de voos*

336

336

Maior aeronave suportada

Código D.

Ex.: Boeing 767-200

Código D.

Ex.: Boeing 767-200

Vagas para táxi

70

150 (Bolsão próprio)

Hangares

4

4

Efetivo da Infraero (orgânico + terceirizado)

465, sendo 197 orgânicos e 268 terceirizados

561, sendo 223 orgânicos e 338 terceirizados

Restaurantes

1

1


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