As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
11/07/2019 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Obras na pista principal do Santos Dumont começam dia 24/8


Com a conclusão das adequações na pista auxiliar, conforme determinação da Anac, aeroporto seguirá operando durante o fechamento da pista principal. Companhias aéreas terão prazo de 45 dias para adequar malha de voos

Entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro deste ano, a pista principal do aeroporto Santos Dumont (RJ) será fechada para obras de manutenção. O início dos trabalhos, que estava previsto para 12 de agosto, foi alterado para que a Infraero pudesse realizar adequações na pista auxiliar. Essa foi uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberar a operação de aeronaves comerciais turbojato no terminal carioca durante o período de fechamento da pista principal.

Os ajustes na pista auxiliar já estavam previstos no escopo de trabalho da Infraero, pois possibilitariam a manutenção de operações de aeronaves tipo 3C (veja abaixo mais sobre as aeronaves que poderão operar no terminal), conforme homologação já vigente. Assim, companhias aéreas e aviação executiva poderão operar voos, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves, e minimizando o impacto para os mais de 770 mil passageiros que passam por mês pelo terminal carioca.

A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital carioca entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também é reduzida. Desde o início do ano, todo o escopo de planejamento da obra tem sido discutido com as companhias aéreas que operam no terminal.

Para garantir o cumprimento do prazo de 29 dias para a execução dos trabalhos, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana. O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: camada porosa de atrito que não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. A camada porosa de atrito melhora a performance do pouso e decolagem das aeronaves, bem como propicia melhor escoamento da água em dias de chuva.

Planejamento
As companhias aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) já foram comunicadas sobre a data de início das obras no aeroporto de Santos Dumont e terão 45 dias para planejar e readequar a malha de voos no terminal. Informações sobre cancelamento ou transferência de voos para outros terminais devem ser obtidos diretamente com cada companhia aérea.

Mais informações

Sobre as adequações e operações na pista auxiliar durante as obras
Atualmente a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-190, Airbus A318 e Boeing 737-700. Além disso, a Infraero realizou adequações na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator – PAPI). Por isso, o aeroporto Santos Dumont seguirá aberto à operação, pela pista auxiliar, durante os 29 dias em que a pista principal estiver em manutenção.

Sobre manutenção dos níveis de segurança
As obras na pista principal do aeroporto Santos Dumont garantirão a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Anac.

Histórico
A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de cerca de 10 anos, até uma nova manutenção.


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