04/10/2019

Outubro Rosa: parceria entre Infraero, Azul e Esal Flores ressalta a prevenção do câncer de mama

A Infraero, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Esal Flores realizam, a partir desta sexta-feira (4/10), um receptivo em aeroportos da Rede para marcar a sensibilização de combate ao câncer de mama, em adesão ao Outubro Rosa. Na ação conjunta, antes da decolagem, flores são distribuídas aos passageiros e funcionárias da Azul contam aos presentes suas experiências em terem vencido a doença.

A ação que se iniciou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e continua na segunda-feira (7) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Mais quatro terminais da Infraero participarão da atividade durante o mês de outubro: Recife (9), Cuiabá (16), Curitiba (17) e Goiânia (23).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o Brasil pode fechar o biênio 2018-2019 com 59,7 mil novos casos de câncer de mama.

Caso seja descoberto precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Além disso, medidas como prática regular de atividade física, manutenção de peso adequado, alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas podem ajudar a prevenir o câncer. Amamentar é também um fator protetor, conforme recomendações do Inca.

Prevenção

Ainda segundo o Instituto, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres no mundo, depois do de pele não melanoma. O Inca também recomenda, em consonância com o Ministério da Saúde, a prática do autoexame para conhecimento e percepção do corpo e do exame clínico periódico. Para as mulheres com existência de fator de risco, o exame clínico e a mamografia são indicados anualmente a partir dos 35 anos de idade. Já as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia pelo menos a cada dois anos. Após os 35 anos, a incidência do câncer de mama cresce de forma progressiva, especialmente após os 50 anos.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br 
www.facebook.com/InfraeroAeroportos 
www.instagram.com/InfraeroAeroportos 
www.linkedin.com/company/infraero 
www.twitter.com/Infraero