Notícias

Pampulha conclui curso para fiscais de pátio

By 30 de setembro de 2016 março 23rd, 2020 No Comments

      O Aeroporto da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte (MG), concluiu nesta sexta-feira (30/9) o Curso de Formação de Fiscais de Pátios e Pistas – Fase 1. No total, 10 alunos participaram do treinamento, que teve início no último dia 26 e contou com carga de 45 horas/aula. Os profissionais capacitados trabalharão na Pampulha e no Aeroporto Carlos Prates, também localizado na capital mineira.

      A atividade do fiscal de pátio é uma das mais importantes em um aeroporto. O fiscal de pátio é responsável pela coordenação de todas as atividades em solo, desde a movimentação de aeronaves ao trânsito dos veículos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros, tendo como meta principal zelar pela segurança e fluidez das operações.

      No treinamento, os profissionais tiveram aulas práticas de marshalling – código corporal de sinalizações visuais entre o fiscal de pátio e o piloto, que pode ser utilizado tanto como alternativa quanto apoio às radiocomunicações entre os envolvidos – e passaram também por aulas teóricas, que abordaram temas como o sistema de aviação civil, legislação, interfaces operacionais, sinalização, fiscalização, tipos de veículos, aeronaves e equipamentos.

Aula prática de marshalling no pátio de aeronaves da Pampulha. Na imagem, um dos alunos realiza a sinalização enquanto é observado por colegas e instrutores à distância.
      Com 23 anos de Infraero, Leonardo Gomes de Oliveira vai começar a trabalhar como fiscal de pátio e se surpreendeu com as atividades da função. “Depois de mais de 20 anos trabalhando em outro setor, fui transferido para a área de Operações e fiquei surpreso com a dinâmica da atividade. Com a gama de conhecimento que adquiri no curso, consegui visualizar a diferença entre prática e teoria no setor operacional. Sinto-me satisfeito e renovado com este novo desafio”, disse.

      O instrutor José Carlos Rodrigues, que também é coordenador de Tráfego do Aeroporto Santos Dumont, destacou que capacitar os fiscais de pátio é fundamental para a continuidade dos serviços prestados à aviação civil.

   Assessoria de Imprensa – Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

Translate »
VLibras

Instalar o VLibras