12/01/2017 em Aeroporto de Belo Horizonte - Pampulha - Carlos Drummond de Andrade

Pampulha investe em automação das torres de iluminação

      Com o objetivo de facilitar o desempenho das atividades diárias, técnicos da Infraero do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), implantaram um sistema de comando remoto para acionamento das torres de iluminação dos dois pátios de aeronaves do aeroporto. Com investimentos de cerca de R$ 5 mil, o sistema foi instalado inicialmente em caráter experimental. Após a fase de testes, em janeiro deste ano o uso do sistema foi totalmente efetivado.

      O sistema possibilita que as torres de iluminação sejam acionadas por meio de qualquer computador conectado à rede de informática, podendo ser operado pelos computadores do Centro de Operações do Aeroporto, pelos supervisores de plantão ou por técnicos de outras áreas.

Imagem do pátio de aeronaves da Pampulha com vista para as torres de iluminação do espaço.

      A simplicidade, flexibilidade e confiabilidade do projeto o tornam adequado às necessidades operacionais da Pampulha, possibilitando ainda sua instalação em aeroportos de pequeno e médio portes que ainda não contam com outros sistemas de supervisão e controle. Esse sistema precisa apenas de uma rede de informática que esteja interligada aos quadros de energia das torres de iluminação, preparados para a automatização, e a instalação de módulos de comando disponíveis no mercado.

      “Outra grande vantagem desse novo procedimento é não requerer deslocamentos mais longos de profissionais para ligar ou desligar as torres de iluminação, possibilitando uma resposta mais rápida com consequente redução dos custos com energia elétrica, combustível etc.”, pontuou Gilson José da Silva, um dos membros da equipe responsável pela instalação do sistema. “A próxima etapa, já em andamento, é a instalação desta facilidade na iluminação de todo o terminal de passageiros”, destacou.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050